História oral

A história oral é compreendida como importante e eficiente metodologia de apreensão e registro de narrativas, de modo a documentar vivências, práticas e modos de vida. O Museu da Imigração entende que tratar de seu tema principal perpassa as experiências de milhares de migrantes e imigrantes que viveram e continuam vivendo esse processo e adota a história oral como procedimento para seu registro, preservação e comunicação.

O Museu da Imigração possui um rico acervo de depoimentos coletados ao longo de mais de uma década e continua investindo na elaboração de projetos e captação de narrativas. Os projetos de história oral desenvolvidos têm como pressuposto o diálogo direto com as demais frentes de pesquisa e preservação, trazendo à tona questões importantes para a discussão dos fenômenos migratórios. Além disso, pretendem expandir ações do Museu com atividades extramuros, levando até as comunidades as histórias e memórias de seus antepassados e fazendo conhecer tantas outras atuais.

Confira alguns depoimentos: