Debate e apresentação da publicação “De volta para o passado?”
Organização: Fundação Rosa Luxemburgo

Com Ismara de Souza, Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro e Rodrigo Valente
Horário: 14h30 às 17h
Evento gratuito e sem inscrição

 

Espanhóis expulsos do Brasil e encaminhados para serem fuzilados em portos comandados por Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola. Judeus que, por sua atividade política, foram entregues para a Alemanha de Adolf Hitler. Portugueses, italianos, europeus do leste, a lista de estrangeiros perseguidos e expulsos durante o governo do presidente Getúlio Vargas entre 1930 e 1945 é longa e inclui pelo menos 671 casos, para falar só dos documentados.

Algumas das histórias estão reunidas em publicação organizada pela Fundação Rosa Luxemburgo e serão lembradas e apresentadas na tarde de 20 de fevereiro, uma terça-feira, em debate no Museu da Imigração de São Paulo. O estudo foi realizado por Juliana Sada, jornalista e mestra em Estudos Internacionais pela Universidade de Barcelona, e Rodrigo Valente, que é jornalista, mestre em Arqueologia Pré-Histórica pela Universidade Autônoma de Barcelona e professor de história.

O debate contará com a presença de Rodrigo Valente e também de duas pesquisadoras entrevistadas para a publicação, Ismara Izepe de Souza (Unifesp) e Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro (UFABC), ambas doutoras em História Social pela Universidade de São Paulo e estudiosas do tema. Além de relembrar casos, os três também discutirão o contexto das perseguições políticas e aspectos da legislação da época, com considerações e dados que subsidiam a reflexão sobre direitos de migrantes. O tema é bastante atual, considerando que, após a aprovação e regulamentação da nova Lei de Migração, existe amplo debate sobre aspectos técnicos para sua implementação efetiva.

Veja a agenda completa