Instituições sobre imigração e refúgio

sexta
04/12/15

Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR)

UNHCR Guide for Logo Type Usage

O ACNUR foi criado em dezembro de 1950 por resolução da Assembleia Geral da ONU e iniciou suas atividades em janeiro de 1951, inicialmente com um mandato de três anos, para reassentar refugiados europeus que estavam sem lar após a Segunda Guerra Mundial.

Em 1995, a Assembleia Geral ampliou o mandato do ACNUR, designando-o como responsável pela proteção e assistência dos apátridas em todo o mundo. Em 2003, foi abolida a necessidade de o ACNUR renovar seu mandato a cada triênio.

Nas últimas décadas, o deslocamento de refugiados cresceu e tomou dimensões mundiais. Estatísticas recentes revelam que 60 milhões de pessoas no mundo foram forçadas a se deslocar devido a conflitos, perseguições e violações de direitos humanos, sendo que 20 milhões são refugiados – ou seja, buscaram proteção além da fronteira dos seus países. A população de apátridas é estimada em cerca de 10 milhões de pessoas.

O ACNUR já auxiliou dezenas de milhões de pessoas a recomeçar suas vidas. Por seu trabalho humanitário, recebeu duas vezes o Prêmio Nobel da Paz (1954 e 1981).

Atualmente, a agência conta com cerca de 7,5 mil funcionários e está presente em 123 países com 434 escritórios. Por meio de parcerias com mais de 700 organizações não governamentais, o ACNUR presta assistência e proteção a aproximadamente 30 milhões de pessoas.

Ao contrário das demais agências, programas e fundos da ONU, o ACNUR se mantém por meio de contribuições voluntárias dos países e de campanhas de arrecadação com doadores individuais (pessoa física) em todo o mundo. Portanto se você quer ajudar os refugiados, as doações financeiras são a forma mais eficaz.

As doações mensais ajudam o ACNUR a manter milhões de famílias nos campos de refugiados e nos centros urbanos, oferecendo-lhes suas necessidades básicas de alimentação, saúde, moradia, educação, água potável e saneamento básico. Uma família vive em média 17 anos num campo de refugiados – a sua contribuição mensal é fundamental para a sua proteção e apoio.

Doação online http://donate.unhcr.org/pt

Transferência/depósito:

Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR)

CNPJ: 07.100.754/0001-62

Banco do Brasil – banco 001 – Agência: 3382-0 – Conta corrente: 6652-4

Banco Itaú – banco 341 – Agencia: 0542 – Conta corrente: 12255-1

Banco: Santander – banco 033 – Agencia: 4515 – Conta corrente: 13004091-1

Sua empresa ou fundação também pode ser uma parceira de várias formas. Entre em contato conosco pelo donors@unhcr.org ou ligue (11)2500-5281.