TESTE1211113
Aniversário do Museu da Imigração - Museu da Imigração

Notícias

|

Fique Sabendo

terça
07/06/16

Aniversário do Museu da Imigração

MUSEU-DA-IMIGRAÇÃO_aniversário-do-museu-2016_FILIPETA-9,5x24cm

 

No dia 25 de junho, o Museu da Imigração completa 23 anos de atividade. Para comemorar seu aniversário, o MI, em parceria com o Conselho Steampunk, irá voltar ao universo do século XIX e oferecer um dia repleto de atrações, com espetáculo de teatro, apresentação musical, exposição de livros e objetos, sarau e piquenique.

Com longas saias de armação, corpetes, suspensórios e relógios de bolso, os adeptos do movimento Steampunk farão os visitantes do MI se sentirem na Era Vitoriana (1837-1901). Inspirados pelas obras literárias de autores consagrados do fim do século XIX, seus seguidores misturam a estética do passado com conceitos futuristas. Os interessados poderão conhecer melhor este gênero de ficção científica, visitando a exposição de livros e objetos trazidos pelo Conselho Steampunk.

É nesse clima de retomada da cultura oitocentista que a Companhia Teatral Sabre de Luz apresenta, às 14h, a peça “Cinco Semanas em um Balão”. O espetáculo se baseia no primeiro livro de Júlio Verne e conta a história de um homem visionário que parte em uma aventura pela África a bordo de um balão. Durante a travessia, as personagens aprendem a lidar com os inúmeros problemas que farão o percurso virar uma grande história.

Já a partir das 15h, o projeto Música no Jardim recebe a banda “War Industries, Inc”. O trio formado por Jim Boone, Guilherme Delmolin e Douglas Oliveira mostra um repertório com composições inspiradas em temas sociais e políticos. O público ainda pode trazer suas cestas de lanches e permanecer no jardim para um grande piquenique com sarau, que começa às 16h.

Em comemoração ao aniversário do MI, o núcleo educativo aproveita para convidar professores e demais interessados para uma conversa, das 10h às 12h, sobre as transformações da cidade de São Paulo referentes ao período de sua construção e os diferentes usos do prédio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, que hoje sedia o Museu da Imigração.

A data que marca o aniversário do Museu tem origem no dia 25 de junho de 1993, quando foi assinado o Decreto nº 36.987 que autorizou a sua criação na Secretaria de Estado da Cultura. Diretamente subordinado ao Departamento de Museus e Arquivos, o Museu surgiu com a finalidade de levantar os dados, recolher os objetos e os documentos relacionados à imigração ocorrida no Estado de São Paulo.