Sobre o CPPR

O Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do Museu da Imigração tem como funções a salvaguarda, a pesquisa e a difusão de referências patrimoniais sobre a história das migrações em São Paulo.

A partir da compreensão que as migrações são processos sociais passíveis de análises múltiplas, o CPPR tem como missão abarcar e problematizar essas possíveis abordagens, qualificando, assim, as demais atividades desenvolvidas pelo Museu da Imigração. Tendo em vista essa premissa, a equipe do CPPR é composta por profissionais das áreas de História, Ciências Sociais e da Ciência da Informação.

O CPPR atua junto aos demais setores do Museu da Imigração e estabelece parcerias com instituições externas, como universidades, centros de pesquisa e comunidades de imigração. Dentre as principais realizadas estão:

  • Gestão do acervo do Museu da Imigração;
  • Desenvolvimento de pesquisas que podem gerar publicações, exposições ou programações culturais e científicas;
  • Identificação, organização e difusão de referências patrimoniais sobre o tema das migrações em São Paulo.

     

    Contato:

    Para pesquisas no acervo digital clique aqui. Dúvidas sobre imigrantes que passaram pela Hospedaria e orientações sobre pesquisa histórica relacionada à imigração no estado de São Paulo, escreva para pesquisa@museudaimigracao.org.br .

    Para pesquisas na coleção de História Oral e coleção Bibliográfica acesse a página aqui. Para informações sobre uso de imagens e vídeos do acervo, escreva para biblioteca@museudaimigracao.org.br .

          Horário de atendimento:
          Terça a sexta | das 13h às 17h
          * Não haverá atendimento presencial de pesquisa entre os dias 16/12 e 23/12/2016.