AGENDE SUA VISITA

O Núcleo Educativo do Museu da Imigração oferece ao público a possibilidade de agendar horários de visita de terça a sexta-feira em duas modalidades: visita educativa (com ou sem atividade) e visita autônoma sem acompanhamento de educador. No processo de agendamento, são prioritárias as necessidades específicas de instituições públicas e sem fins lucrativos.

Aos sábados e domingos, o Núcleo Educativo realiza atividades para públicos espontâneos. Acompanhe a programação pelo site e pelas redes sociais do Museu da Imigração!



PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA (ABPF) – PASSEIO DE MARIA-FUMAÇA

O Museu da Imigração realiza uma parceria com a ABPF no agendamento de passeios com a Maria-Fumaça apenas quando estiverem vinculados ás visitas no museu. O trajeto se inicia e se encerra na antiga plataforma ferroviária da Hospedaria de Imigrantes do Brás, durando em torno de 25 minutos.

A ABPF é uma entidade civil sem fins lucrativos. A manutenção e circulação dos trens de passeio é de sua integral responsabilidade, sendo o Núcleo Educativo encarregado apenas do agendamento da Maria-Fumaça vinculado às visitas ao Museu da Imigração.

Para que o passeio seja realizado, é necessário que haja uma quantidade mínima de 40 participantes por horário.




PAGAMENTO E ISENÇÃO DE ENTRADA PARA VISITA AO MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Escolas públicas e instituições sem fins lucrativos têm direito à isenção de entrada mediante apresentação de um ofício. O modelo do documento será enviado por e-mail junto com a reserva do agendamento. Para garantir a vaga na agenda, é necessário que o ofício seja enviado em até 30 dias antes da visita, caso contrário, a vaga será disponibilizada para outro grupo que esteja na lista de espera.

Para instituições pagantes, é cobrado um sinal de 50% do valor dos ingressos, o qual deve ser pago em até 30 dias antes da visita. Os dados para depósito bancário são enviados no e-mail de confirmação da reserva. Caso o pagamento não seja efetuado, o agendamento será cancelado e a vaga disponibilizada para outro grupo que esteja na lista de espera.

Para informações sobre valores e isenção, CLIQUE AQUI.



PAGAMENTO DO PASSEIO DA MARIA-FUMAÇA COM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA (ABPF)

O pagamento do passeio com a Maria-Fumaça deve ser realizado diretamente para a ABPF. Os dados para depósito bancário são enviados no e-mail de confirmação da reserva. Assim como o pagamento referente ao Museu da Imigração, é cobrado um sinal de 50% do valor dos ingressos, o qual deve ser pago em até 30 dias antes da visita. Caso o pagamento não seja efetuado, o agendamento será cancelado e a vaga disponibilizada para outro grupo que esteja na lista de espera.

Não há isenção ou meia-entrada para passeios com a Maria-Fumaça.

Valor do passeio de Maria-Fumaça: R$15 por pessoa.



AGENDAMENTO DE VISITA COM O NÚCLEO EDUCATIVO

As visitas educativas têm como objetivo promover o diálogo e a reflexão crítica acerca das temáticas abordadas pelas exposições em cartaz no Museu da Imigração, trabalhando conteúdos relacionados com a missão da instituição.
As visitas educativas são oferecidas para escolas das redes pública e privada, universidades, ONGs, associações e grupos diversos, mediante agendamento prévio.

É necessário que o grupo seja composto por no mínimo 10 integrantes e são atendidas no máximo 42 pessoas por horário, divididas em 2 grupos de 21 (20 pessoas + 1 responsável).

1. Visita educativa



Duração: 1h
Dias e horários: quarta a sexta-feira
10h
10h30
14h
14h30

2. Visita seguida de atividade educativa



Duração: 1h30
Dias e horários: quarta a sexta-feira
10h
14h


AGENDAMENTO DE VISITA AUTÔNOMA

Nessa modalidade de agendamento, o grupo pode reservar um horário para realizar visita de forma autônoma. Esse agendamento não prevê o acompanhamento do grupo pela equipe do Núcleo Educativo, porém as regras do museu e de utilização do espaço deverão ser seguidas da mesma forma. As regras de visitação estão disponíveis para consulta AQUI.

O limite de pessoas por horário é 63 (60 visitantes + 3 responsáveis). Para a visita transcorrer de forma tranquila e segura, obrigatoriamente deverá ser feita uma divisão para que haja no máximo 20 pessoas mais 1 responsável por grupo.


Dias e horários:

Terças-feiras

9h15
10h
11h
13h
14h
15h
Quartas a sextas-feiras

9h15
13h30


Como agendar?


A agenda do Núcleo Educativo é aberta bimestralmente. Por exemplo, no primeiro dia útil de janeiro é aberta a agenda de fevereiro e março; no primeiro dia útil de fevereiro mantém-se aberta a agenda de março e abre-se a agenda de abril. Isso não impede que a solicitação seja feita para o mês vigente, uma vez que haja vagas disponíveis.

O agendamento é realizado por meio do preenchimento do Formulário de Solicitação de Agendamento. Após esta etapa, o solicitante receberá uma confirmação de sua reserva em até 05 dias úteis. Para validar a reserva de agendamento, é necessário enviar o ofício de isenção ou o comprovante de pagamento em até 30 dias antes da data solicitada. A confirmação é sempre realizada por e-mail.

Caso faltem informações no Formulário de Solicitação de Agendamento enviado, ou caso os dias e horários escolhidos já estejam preenchidos, nossa equipe de agendamento entrará em contato por telefone ou e-mail. Se a procura pelo atendimento exceder o número de vagas disponibilizadas para a visita, sua solicitação entrará em uma lista de espera e os responsáveis serão avisados caso haja desistência.

Para agendar visita com o Educativo,CLIQUE AQUI.

Para agendar visita autônoma, CLIQUE AQUI.





Para outras informações:
tel. (11) 2692.1866, ramal 228.
E-mail: agendamento@museudaimigracao.org.br