TESTE1211113
Encontro A Rosa Branca - Museu da Imigração

Notícias

|

Fique Sabendo

quarta
29/04/15

Encontro A Rosa Branca

rosa branca(Imagem Hans Scholl, Sophie Scholl e Christoph Probst, Munique, 1942. Fotografia de Jürgen Wittenstein/akg-images/Latinstock)

 

No próximo dia 15 de maio, às 18h, o MI realiza a exibição do filme “A Rosa Branca”, inspirado no livro homônimo que relata a história de estudantes alemães que desafiaram o nazismo. Em seguida, o encontro promove um bate-papo com as tradutoras da publicação. O evento tem apoio do Instituto Goethe e faz parte da programação da 16° edição da MaiFest, festa organizada pela Associação de Empreendedores e Moradores do bairro do Brooklin, em São Paulo. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita gratuitamente pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

Baseado na obra da escritora alemã Inge Scholl, A Rosa Branca relata as ações reais do núcleo movimento homônimo de resistência alemã, surgido na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. O grupo distribuía panfletos com conteúdo antinazistas, e eram deixados nas caixas de correio das casas, tornando-se ícones na Alemanha do pós-guerra.

Antes do filme, haverá uma mesa de abertura com a participação de Simpad Baronian (presidente da Associação de Empreendedores e Moradores do Brooklin), Luiz Delfino Cardia (curador cultural do Maifest) e Marília Bonas Conte (diretora executiva do Museu da Imigração).

A exibição também conta com uma mesa-redonda ao final da projeção. Participa Janaina Salgado e Yasmin Utida, tradutoras do livro e alunas do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O projeto de tradução teve a coordenação das professoras Juliana Perez e Tinka Reichmann.

O MaiFest ocorre entre os dias 23 e 24 de maio, com o tema Tempo de Desabrochar, celebrando a liberdade e o diálogo multicultural nas ruas do Brooklin. Entre as atrações estão a exposição de painéis sobre os principais integrantes do Rosa Branca no edifício da CIESP (R. Bernardino de Campos, 145, no Brooklin, São Paulo) e venda de livros com sessão de autógrafos dos tradutores.

 

Programação 

Encontro ‘A Rosa Branca’ 

18h 

Mesa de abertura com Simpad Baronian (presidente da Associação de Empreendedores e Moradores do Brooklin), Luiz Delfino Cardia (curador cultural do Maifest) e Marília Bonas Conte (diretora executiva do Museu da Imigração).

18h30 

Projeção do filme “A Rosa Branca” (1982). Legenda em português. 

20h30 

Roda de conversa com as tradutoras do livro “A Rosa Branca”,  Yasmin Cobaiachi Utida e Janaina Lopes Salgado.