Entre estantes: lançamento dos livros "Imigração Haitiana no Brasil" e "Educação e migrações internas e internacionais" - Museu da Imigração
terça
02/05/17

Entre estantes: lançamento dos livros “Imigração Haitiana no Brasil” e “Educação e migrações internas e internacionais”

Na última quarta-feira, dia 26 de abril, o Museu da Imigração organizou, em parceria com o Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO/Unicamp), o Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (EACH/USP) e o Observatório das Metrópoles (PUC/SP), mais uma atividade inserida no Ciclo de Palestras: o lançamento dos livros Imigração Haitiana no Brasil e Educação e migrações internas e internacionais: um diálogo necessário.

Foram realizadas duas mesas com a participação dos autores e organizadores das obras para a apresentação e o debate dos temas abordados nas publicações.

A primeira obra apresentada – Imigração Haitiana no Brasil, organizada por Rosana Baeninger; Roberta Peres; Duval Fernandes; Sidney Antonio da Silva; Gláucia de Oliveira Assis; Maria da Consolação G. Castro; Marília Pimentel Cotinguiba – prioriza aspectos teórico-metodológicos relevantes para a compreensão da migração haitiana no Brasil. As pesquisas presentes no livro permitem compor o contexto e o panorama da presença haitiana no Brasil, a partir de 2010, de Norte a Sul do país. Fizeram parte da primeira mesa do encontro, Rosana Baeninger, coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo, Patrícia Villen, da Universidade Federal de Uberlândia, Maria Consolação Gomes de Castro e Duval Fernandes, ambos da PUC-Minas.

Foto : Tatiane Pattaro

A segunda obra apresentada – Educação e migrações internas e internacionais: um diálogo necessário, organizada por Débora Mazza e Kátia Norões – oferece ao leitor reflexões e análises referentes à imigração internacional e à educação desde o final do século XIX, passando pelas migrações internas no século XX, até os movimentos migratórios recentes no país e o debate da inserção educacional e sociocultural. Fizeram parte da segunda mesa do encontro, Débora Mazza e Nima Spigolon, ambas professoras da Faculdade de Educação da Unicamp, Tatiana Waldman, do Museu da Imigração, e Giovanna Modé, da USP.

Foto: Tatiane Pattaro

Após as duas mesas de apresentações dos livros, os participantes, em sua grande maioria alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp, seguiram debatendo o tema das migrações por meio de uma visita às exposições do MI.

Foto: Tatiane Pattaro

Os dois livros fazem parte da coleção bibliográfica do MI e estão disponíveis para leitura no CPPR. Venha conferir!