Instituições sobre imigração e refúgio

quarta
09/12/15

Estou Refugiado!

logo-estourefugiado

Estou Refugiado é uma plataforma de visibilidade que apresenta os refugiados que estão em São Paulo e suas histórias. Nossa principal frente de atuação é a recolocação profissional dessas pessoas batalhadoras, qualificadas, e culturalmente ricas que são obrigadas a colocar anos de vida dentro de uma mala e deixar tudo para trás. Nosso papel é conectá-los às empresas e à sociedade em geral. E o grande desafio é recoloca-las em empregos onde possam exercer de verdade a sua profissão.

Para divulgar a plataforma criamos um video que é um Experimento Social criado  para gerar reflexão sobre o estigma criado em torno de milhares de pessoas nessa condição e como ajudá-los.

“Sou estrangeiro, formado em mecatrônica, tenho 29 anos, falo cinco idiomas e gosto de slow music”. Essa descrição poderia se igualar a tantas outras em diversos aplicativos de relacionamento, mas faz parte de um experimento social criado pelo projeto “Estou refugiado!”, fruto da online casino parceria entre a empresária Luciana Capobianco e a escritora Gisela Rao.

A ação criou um perfil para o congolês Alphonse Nyembo no Tinder com o objetivo de testar as reações dos usuários. A troca do termo “estrangeiro” por “refugiado” em sua descrição expôs o preconceito que milhares de pessoas nessa condição enfrentam no seu dia a dia. O resultado da experiência foi retratado em um vídeo que você confere aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cz0ETbnx8Y0

 Para ajudar na causa, empresas oferecem oportunidades de empregos aos refugiados.

Para conhecer, acesse www.estourefugiado.com.br  e www.facebook.com/estourefugiado