TESTE1211113
Imigrantes do Café - Museu da Imigração

Exposição temporária

Data: Até 27 de março de 2016

Imigrantes do Café

 

O Museu da Imigração, em parceria com o Museu do Café,  apresenta histórias e memórias da imigração nas lavouras cafeeiras no estado de São Paulo na exposição temporária “Imigrantes do Café”. A mostra permanece em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2016.

Depois de uma temporada na cidade de Santos, a exposição chega à capital paulista retratando o cotidiano dos imigrantes, desde o desembarque no Brasil pelo Porto de Santos – principal porta de entrada do país -, passando pela Hospedaria de Imigrantes do Brás e, finalizando, com a vida nas lavouras. A curadoria aborda ainda o dia a dia desses imigrantes, com seus costumes característicos que tanto influenciaram a diversidade cultural brasileira.

No percurso expositivo, a ideia é apresentar o ciclo “do porto ao porto”, expondo ao público o início e o fim do processo de produção cafeeira. Ao entrar no espaço, o visitante tem como primeiro contato o navio, que representa o momento do desembarque no porto de Santos. Em seguida, a exposição mostra os passos dos trabalhadores que chegavam e logo subiam a serra rumo à Hospedaria de Imigrantes do Brás, e o curso até as fazendas – contextualizando os ambientes de trabalho e os momentos de diversão desses imigrantes.

Finalizando a mostra, o visitante encontra novamente o porto, por onde são exportadas as sacas de café. As tarefas dos imigrantes nas lavouras são evidenciadas por meio de um acervo repleto de fotografias, objetos, textos e depoimentos, todos selecionados em conjunto entre as duas equipes dos museus, que dividiram a pesquisa, curadoria e comunicação museológica, em uma parceria inédita. Ao todo, são 17 objetos museológicos, 21 itens dos acervos iconográficos, 21 imagens – sendo nove gigantografias (fotos em formato grande) -, além de áudio ambiente com trechos de depoimentos de história oral, que também estarão transcritos.

 

Serviço

Exposição Imigrantes do Café
De 14 de novembro até 28 de fevereiro de 2016.

Fotos da exposição: