Instituições sobre imigração e refúgio

terça
20/01/15

Centro de Apoio ao Migrante (CAMI)

cami

O Centro de Apoio ao Migrante CAMI, fundado em 22 de julho de 2005, pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), desde 2013 com sede e personalidade jurídica própria, com o nome de Centro de Apoio e Pastoral do Migrante, tem como finalidade atuar diretamente na promoção dos direitos humanos fundamentais, na inserção social e na prevenção às formas de trabalho análogas a de escravo, prevenção ao tráfico de pessoas visando inclusão econômica, social, política, cultural e pastoral dos imigrantes, com o propósito de construir um mundo com justiça social, sustentável, onde a pessoa humana seja colocada em primeiro lugar.

Também promove encontros de formação para a cidadania, capacitação de agentes multiplicadores de base em direitos humanos e prevenção ao tráfico de pessoas, cursos de informática e cidadania, aulas de português e cidadania, migração e gênero em rodas de conversa e divulgação dos direitos e deveres dos imigrantes.

Ainda atua na incidência política para a construção de políticas públicas para todos e todas as imigrantes. Atualmente promove uma campanha pela mudança da atual lei dos estrangeiros, fazendo proposições para uma nova Lei de Migração. Também desenvolve campanhas junto a fóruns parlamentares e o MERCOSUL de forma a ampliar os direitos dos migrantes e assegurar regularização migratória, assistência jurídica às vítimas de trabalho análogo à escravidão e todo tipo de exploração. O trabalho do CAMI pretende fortalecer a cidadania através de orientações para a regularização migratória, assessoria jurídica, difusão da informação dos serviços públicos e direitos básicos objetivando que os/as imigrantes vivam, trabalhem e sejam protagonistas de sua própria história em plena conformidade com a legislação do Brasil.

 

Site – www.camigrantes.com.br

Facebook – Cami – Centro de apoio e Pastoral do Migrante

Email cami.pastoraldomigrante@gmail.com

Cami.imigrantes@terra.com.br;

Telefone – 3333 0847

Endereço – alameda Nothmann, 485