museu da imigração
Jornada de encontros online do Museu da Imigração homenageia cultura italiana
Na segunda quinzena de fevereiro, programação híbrida contará também com live e oficinas
Na agenda do Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a segunda quinzena de fevereiro será de live, oficinas de artesanato e culinária e programação em homenagem ao Dia do Imigrante Italiano, proporcionando ao público atrações presenciais e à distância.
Iniciando o cronograma do período, no dia 18 (quinta-feira), os pesquisadores Henrique Trindade (MI) e Bruno Bortoloto (Museu do Café) se reencontrarão na live “Migrações e telecomunicações”, às 17h, no Instagram. Na ocasião, os profissionais abordarão a evolução das tecnologias e as formas de contato entre pessoas fisicamente distantes ao longo do tempo, tendo como base o acervo e as pesquisas dos dois espaços.
A receita de frango à zambeziana, prato típico de Moçambique, será ensinada na oficina “Temperos do Mundo” pelo representante dessa comunidade na Festa do Imigrante, Alberto Comuana, no dia 20 (sábado), às 15h. A atividade poderá ser prestigiada presencialmente (com vagas limitadas, por ordem de chegada) e em uma transmissão ao vivo no Instagram.
Já em 21 de fevereiro (domingo), o “+Itália”, uma jornada de encontros online sobre a cultura desse país, celebrará o Dia do Imigrante Italiano, no YouTube. O Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, realizará a abertura do evento, às 11h, seguido pela palestra “A cozinha de herança italiana e o território à mesa”, com a jornalista e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Silvana Azevedo, e do delegado da Accademia Italiana della Cucina, Gerardo Landulfo, às 11h30.
O vídeo de uma aula realizada pela Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam) será divulgado na plataforma, às 12h30, mostrando o passo a passo da receita de spaghetti alla puttanesca, com o chef Antonio Maiolica, nascido em Salerno. A partir das 14h, o historiador e pesquisador da instituição, Henrique Trindade, realizará a palestra “História da Migração Italiana para o Brasil” com a presença do jornalista italiano radicado no Brasil, Oliviero Pluviano.
Detalhando o mosaico linguístico trazido para o Brasil durante o período da migração italiana e as influências dele no idioma desse país, a atividade “As línguas dos imigrantes italianos no Brasil” terá início às 15h, com Karine Marielly e Rosangela Fornasier. Na sequência, a palestra “Paulistalianos. Dois momentos da presença artística italiana em São Paulo” será ministrada pelo professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), Luciano Migliaccio, às 17h.
Completando a programação temática, acontecerá um bate-papo sobre o documentário “Vidas (in)visíveis, um arsenal de esperança”, às 18h, contando com a participação da diretora da produção, Erica Bernardini, do missionário do SERMIG - Arsenal da Esperança, padre Simone Bernardi, e, novamente, do colaborador do Museu, Henrique Trindade.
A programação de fevereiro será encerrada com mais uma edição online da oficina “Ponto a Ponto”, que, dessa vez, demonstrará o ponto cheio no dia 27 (sábado), às 15h, em uma aula fechada no Zoom. Os interessados em aprender a técnica, com o apoio de educadores da instituição, deverão se inscrever antecipadamente até o dia 26 (sexta-feira), às 17h.
Serviço
Live “Migrações e telecomunicações”
Data: 18 de fevereiro
Horário: 17h
Plataforma: Instagram
Oficina “Temperos do Mundo” | Moçambique
Data: 20 de fevereiro
Horário: 15h
Local: Museu da Imigração
Plataforma Live: Instagram
+Itália
Data: 21 de fevereiro
Horário: a partir das 11h
Plataforma: YouTube
Oficina “Ponto a Ponto: ponto cheio”
Data: 27 de fevereiro
Horário: 15h
Inscrição: até 26 de fevereiro, às 17h
Plataforma: Zoom
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição
Informações Imprensa
Museu da Imigração
Assessoria de Comunicação
Joanna Flora | j.flora@museudaimigracao.org.br| (11) 2692-1866
Thâmara Malfatti | thamara@museudaimigracao.org.br
Caroline Nóbrega | comunicacao@museudaimigracao.org.br
Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Cintia Ruiz | (11) 98080-9800
Davi Franzon | (11) 93411-6428
Simone Blanes | (11) 94003-1711