museu da imigração
Mulheres e pandemia: temáticas integram agenda do Museu da Imigração
No início de março, oficina de Tai Chi Chuan e contação de história também compõem a programação
Na primeira quinzena de março, o cronograma do Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – será marcado por oficina de Tai Chi Chuan, contação de história e lives sobre mulheres na história do café e da imigração e situação das mobilidades humanas na pandemia. Seguindo orientações oficiais, o MI estará fechado entre os dias 06 e 19 desse mês, como medida preventiva para conter a disseminação do novo Coronavírus.
Iniciando a programação, uma oficina de Tai Chi Chuan acontecerá no dia 06 (sábado), das 11h às 12h, para uma turma fechada no Zoom. As vagas são limitadas e, para participar da aula gratuita sobre a arte marcial chinesa, é necessário se inscrever previamente.
Especialmente para a garotada e família, a mediadora de leitura do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, apresentará a história “O pó do crescimento”, também no dia 06 (sábado), a partir das 15h. Com diversão e descobertas, os detalhes do livro de Ilan Brenman poderão ser acompanhados em uma live no perfil do MI no Instagram.
Em referência ao Dia Internacional da Mulher (08), a live “Mulheres na história do café e da imigração” será promovida em parceria com o Museu do Café, às 18h, no YouTube. Na ocasião, os pesquisadores das instituições conversarão com a professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com extensa atuação na área de História e ênfase em imigração, gênero e cotidiano, Maria Izilda Santos de Matos. O bate-papo abordará o uso de fontes para o estudo migratório e do grão, assim como a presença das mulheres nos acervos dos dois equipamentos culturais.
A segunda live da série “A situação das mobilidades humanas na pandemia” está marcada para o dia 11 (quinta-feira), quando o educador Guilherme Ramalho receberá a membro-fundadora da Rede de Empreendedores Imigrantes Sempre Adelante, Jhannyna Siñani. A partir das 17h, no Instagram, a conversa mencionará os efeitos da COVID-19 para a população migrante, o mundo do trabalho e, também, as atividades de articulação entre esses sujeitos políticos.
Serviço
Oficina de Tai Chi Chuan
Data: 06 de março
Horário: 11h às 12h
Plataforma: Zoom
Contação de História “O pó do crescimento”
Data: 06 de março
Horário: 15h
Plataforma: Instagram
Live “Mulheres na história do café e da imigração”
Data: 08 de março
Horário: 18h
Plataforma: YouTube
Live Série “A situação das mobilidades humanas na pandemia”
Data: 11 de março
Horário: 17h
Plataforma: Instagram
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Fechado entre 06 e 19 de março
Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição
Informações Imprensa
Museu da Imigração
Assessoria de Comunicação
Joanna Flora | j.flora@museudaimigracao.org.br | (11) 2692-1866
Thâmara Malfatti | thamara@museudaimigracao.org.br
Caroline Nóbrega | comunicacao@museudaimigracao.org.br
Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Cintia Ruiz | (11) 98080-9800
Davi Franzon | (11) 93411-6428
Simone Blanes | (11) 94003-1711