segunda
31/10/16

MI promove temporada de apresentações teatrais

Espetáculo “Pequenas histórias” reconstrói o passado da Hospedaria de Imigrantes

pequenas-historias-color

A partir de relatos de imigrantes e de documentos preservados pelo Museu da Imigração , surgiu a série de espetáculos “Pequenas Histórias – seis fragmentos teatrais sobre a Hospedaria de Imigrantes”. O projeto, desenvolvido pelo ator e diretor italiano, Alvise Camozzi, propõe a realização de seis breves monólogos, que usarão diferentes ambientes do Museu como cenário. As apresentações acontecerão aos domingos, entre os dias 6 de novembro e 11 de dezembro, sempre às 15h (com entrada gratuita).

A Hospedaria de Imigrantes de São Paulo foi, por 91 anos, o principal local de abrigo dos estrangeiros recém-chegados ao Brasil e, neste mesmo lugar, funciona hoje o Museu da Imigração. Esta coincidência arquitetônica foi o ponto de partida para que Alvise Camozzi, resolvesse reimaginar algumas cenas do passado, usando o próprio Museu como locação.

O intuito do projeto é reconstruir, em cada “episodio”, uma diferente atmosfera emotiva e narrativa, provocando o público a se colocar em situações que aconteceram naquele exato local, só que em outra época. A ideia é levar as pessoas a uma imersão ao passado, evocando os costumes e lembranças que possam estar relacionadas àquele espaço.

Alvise irá interpretar as cenas utilizando os ambientes da estação ferroviária, refeitório, dormitório, jardim, cafeteria e demais regiões expositivas do Museu. Para participar, basta retirar a senha gratuitamente 1 hora antes do espetáculo na bilheteria do MI.

Pequenas Histórias – seis fragmentos teatrais sobre a Hospedaria de Imigrantes
Datas: 6/11, 13/11, 20/11, 27/11, 4/12 e 11/12
Faixa etária: 12 anos
Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo)