Estação ferroviária

Estando a Hospedaria às margens de duas importantes linhas férreas que partiam de Santos e Rio de Janeiro em direção ao interior do estado, o trem foi durante muitos anos o principal meio de transporte utilizado pelos imigrantes. Para dar conta desse fluxo, foi construída essa estação, que servia exclusivamente para o recebimento e encaminhamento das pessoas aqui acolhidas. Apesar dessa estrutura, alguns registros apontam que havia desembarques feitos nas estações Brás e Roosevelt, bem próximas daqui, e que os recém chegados vinham caminhando até a entrada principal, na rua Visconde de Parnaíba, acompanhados por funcionários da Hospedaria. Mais tarde, o transporte terrestre por caminhões, ônibus e paus de arara tornou-se predominante.

Estação Ferroviária Estação Ferroviária Estação Ferroviária Estação Ferroviária Estação Ferroviária Estação Ferroviária

Quer saber mais sobre o Museu da Imigração?

Então baixe o aplicativo Culturae e tenha acesso a muito mais informação, fotos e vídeos.

Participe de nossas redes sociais.

Assine nosso