Museu da Imigração celebra aniversário de São Paulo - Museu da Imigração

quarta
18/01/17

Museu da Imigração celebra aniversário de São Paulo

Apresentação teatral e atividades educativas compõem a programação que comemora mais um ano da cidade

Para comemorar os 463 anos da cidade de São Paulo, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – desenvolveu uma programação em homenagem à capital paulista. Durante os finais de semana de janeiro, o público será convidado a percorrer a exposição de longa duração em visitas temáticas que abordam a história da cidade. Já no dia 25 de janeiro, data do aniversário, o MI promove a atividade “Como as estrelas e fotos” e oferece a apresentação do espetáculo “Pequenas histórias”.

No feriado, a programação começa às 11h, com a visita fotográfica “Como estrelas e fotos”. A partir de fotos antigas de diversos ângulos da antiga Hospedaria de Imigrantes, os participantes farão um passeio, refletindo sobre o passado e a história do complexo de prédios do Museu. Usando câmeras de celulares e máquinas fotográficas, os visitantes serão incentivados a registrarem os diversos cenários da visita e compará-los com as imagens do passado.

No mesmo dia, às 15h, acontece a apresentação do conjunto de espetáculos da série “Pequenas histórias”. Desenvolvido pelo ator e diretor italiano Alvise Camozzi, o trabalho é formado por monólogos construídos a partir de relatos de imigrantes e de documentos preservados pelo Museu da Imigração. As peças buscam reconstruir uma atmosfera emotiva e narrativa, usando diferentes ambientes do Museu como cenário.

O projeto ficou em cartaz no MI ao longo dos finais de semana de dezembro e, agora, foi compilado em uma única apresentação comemorativa para o aniversário da cidade. Alvise irá interpretar as cenas utilizando os ambientes da estação ferroviária, refeitório e demais regiões expositivas do Museu. As vagas são limitadas e, para assistir, basta retirar a senha gratuitamente 1 hora antes do espetáculo na bilheteria do MI.

Ainda em celebração a mais um ano da cidade, o Educativo realiza, aos sábados e domingos de janeiro, visitas temáticas à exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades”. Na atividade, que começa sempre às 11h, os visitantes serão estimulados a contarem um pouco sobre a visão que cada um tem acerca de São Paulo. Para participar das atividades educativas, é preciso realizar inscrição pelo e-mail: inscricao@museudaimigracao.org.br.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.

Aniversário de São Paulo no Museu da Imigração

25 DE JANEIRO

11h – Como estrelas e fotos

15h – Pequenas Histórias

SÁBADOS E DOMINGOS DE JANEIRO

11h – Visita educativa – Qual é a sua São Paulo?

As inscrições para as atividades educativas devem ser feita pelo e-mail: inscricao@museudaimigracao.org.br