terça
13/01/15

Museu da Imigração homenageia os 461 de São Paulo

Programação em celebração ao aniversário da cidade inclui música, teatro e atividades educativas

_MUSEU DA IMIGRACAO_Facebook_ANIVERSARIO DE SAO PAULO

A história de São Paulo está intrinsecamente ligada aos processos migratórios e ao mosaico cultural de diversas origens formado ao longo das décadas. Para comemorar os 461 anos da cidade, no dia 25 de janeiro, o Museu da Imigração  irá realizar um dia de atividades que celebram as memórias e a herança cultural de imigrantes e migrantes. A programação conta com intervenção cênica, apresentação musical e atividades educativas.

Partindo de textos e depoimentos de história oral do acervo do Museu da Imigração, às 14h, atores da Cia. Trupe Olho da Rua irão interagir com o público narrando as descobertas, sensações e impressões de imigrantes e migrantes sobre a chegada a São Paulo.

Com início às 15h, Guilherme Moscardini Trio faz uma apresentação de músicas paulistanas. O show visa homenagear a cidade explorando estilos variados. O repertório passeia por clássicos, como Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, passando por Tom Zé, Itamar Assumpção, entre outros.

A programação do dia conta ainda com atividades educativas. Às 11h, a contação de história “Ser(tão) São Paulo” narra o encontro de dois (i)migrantes que compartilham suas experiências com a cidade. A atividade “Cartografia afetiva” convida, a partir das 15h, o público a construir um mapa afetivo dos caminhos que o trouxeram até a capital.

Todas as atividades são gratuitas e livres ao público. O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. O ingresso para visitar a exposição custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada) e aos sábados a entrada é totalmente gratuita.