quarta
09/08/17

Museu da Imigração leva atrações ao Mooca Plaza Shopping

Ação tem objetivo de divulgar a instituição no aniversário do bairro e mostrar ao público as diversas atividades que fazem parte do MI

Para celebrar o aniversário de 461 anos do bairro da Mooca, o Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Mooca Plaza Shopping, realiza uma ação que une pontos históricos do bairro em um único local. A partir do dia 11/08, o público poderá encontrar um espaço que representa o Museu dentro do shopping, e assim, conhecer um pouco mais sobre o trabalho do MI com ações interativas, como pesquisa por sobrenomes de imigrantes que chegaram ao Brasil, retrato com figurino de época e ações educativas. A atração funciona até o dia 31/08 com entrada gratuita.

Com a intenção de se aproximar mais dos frequentadores e moradores do bairro, o MI leva parte de suas atrações ao Mooca Plaza Shopping em um evento único que reúne também outras instituições históricas mooquenses, como o Juventus e o Teatro Arthur de Azevedo. No corredor central do piso térreo, os visitantes poderão conferir nesse ambiente temático, fotografias históricas e consultar documentos sobre imigração no acervo digital. Além do espaço, o MI preparou uma programação especial para os fins de semana.

Nos dias 12 e 13/08, das 13h às 19h, no estúdio fotográfico “Retratos de Época” será possível se caracterizar à moda antiga e levar uma fotografia para casa. A atração vai atender por dia até 100 pessoas ou famílias de até 4 integrantes, e para participar basta retirar a senha no local a partir das 12h30.

Às 14h, o Núcleo Educativo do Museu propõe o jogo “Linha do Tempo” (a partir de 8 anos), em que o público, por meio de cartas, irá conectar fatos, invenções e descobertas que se relacionam com a história do Brasil, de São Paulo, do Museu e da Hospedaria de Imigrantes Brás. Às 15h, a atividade educativa “Mongaba” (a partir de 8 anos) fala sobre o significado da palavra Mooca e de outras expressões de origem indígena que utilizamos no cotidiano.

Já nos dias 19 e 20/08, das 13h às 19h, pesquisadores do Museu da Imigração estarão disponíveis aos interessados que querem descobrir mais sobre a história de suas famílias. Por meio do acervo digitalizado do Museu, será possível ter auxílio na busca de referências sobre imigrantes. Os historiadores irão utilizar os registros de matrícula da antiga Hospedaria e as listas de bordo que se encontram no banco de dados do site do MI. O atendimento será realizado gratuitamente por meio de senhas distribuídas a partir das 12h30. Também nesse fim de semana, das 19h às 22h30, o shopping vai exibir uma projeção mapeada na fachada do empreendimento que conta a história do bairro.

Toda a programação é gratuita e também pode ser conferida no site do Shopping www.moocaplaza.com.br.  O Mooca Plaza Shopping fica na Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, Mooca, São Paulo. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 12h às 20h.

Ação no Mooca Plaza Shopping

Datas: 11 a 31 de agosto
Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 12h às 20h.
Local: Praça de Eventos, Piso L1 – Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, Mooca, São Paulo – SP.

Atividades:

Retratos de Época
Horários: das 13h às 19h
100 vagas por dia.

Linha do Tempo (atividade educativa)
Horários: às 14h
30 vagas.

Mongaba (atividade educativa)
Horários: às 15h
30 vagas.

Pesquisa ao Acervo digital – Documentos de família
Datas: 19 e 20 de agosto
Horários: das 13h às 18h
Senhas distribuídas a partir das 12h30.