terça
20/06/17

MI oferece programação para celebrar aniversário de 24 anos

No dia 25 de junho, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – completa 24 anos de atuação. Para comemorar, o público será convidado a conhecer o museu a partir de novas perspectivas. Por meio de uma experiência de realidade virtual e uma programação educativa criada especialmente para a ocasião, os visitantes terão a chance de descobrir outros olhares sobre o Museu da Imigração. As atividades são gratuitas e acontecem no domingo (25), a partir das 11h00.

Com o objetivo de oferecer ao público novos pontos de vista sobre o museu, será realizado o “Museu da Imigração 360° – Workshop de fotografia imersiva”. A atividade começa às 14h00 e irá apresentar conceitos e práticas da linguagem da fotografia de imersão, com foco em técnicas usadas para imagens panorâmicas, esféricas e em 360°.

Ministrado pelo cineasta e fotojornalista, Eduardo Ricci, o workshop ainda inclui um passeio imersivo para registrar os ambientes significativos do museu e será encerrado com a customização de óculos para experiências em realidade virtual. A idade mínima para participar é de 16 anos e os interessados devem se inscrever com antecedência pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br. É necessário também que os participantes possuam câmera fotográfica, smartphone ou tablet.

Em comemoração pelos 24 anos do MI, o núcleo educativo também preparou uma série de atividades para receber os visitantes durante o dia. A programação começa às 11h00, com uma visita temática à exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades”. O passeio faz um resgate histórico sobre a data que marca o aniversário do museu e aborda as transformações na cidade de São Paulo, destacando os diferentes usos do prédio da Hospedaria de Imigrantes do Brás.

No jogo “Linha do Tempo”, que acontece às 15h00, os visitantes irão construir, junto com os educadores, uma linha do tempo que relaciona fatos históricos marcantes e objetos presentes no acervo do MI. A atividade é voltada para o público com faixa etária a partir de oito anos e toda programação educativa também requer inscrição pelo e-mail (inscricao@museudaimigracao.org.br).

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h00 às 17h00, e aos domingos das 10h00 às 17h00. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Outras informações estão disponíveis no site museudaimigracao.org.br.

Aniversário do Museu da Imigração

Programação – Dia 25 junho de 2017

11h00 – Visita com o Educativo – Construção e usos do prédio da Hospedaria de Imigrantes do Brás

14h00 – Museu da Imigração 360° – Workshop de fotografia imersiva