quinta
24/11/16

Museu da Imigração participa do Dia de Doar 2016

fooooooooooi

As Organizações Sociais (OSs) parceiras da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, responsáveis pela administração dos museus, bibliotecas, corpos artísticos, escolas de arte, entre outros espaços e programas culturais, participam da ação Dia de Doar 2016, que este ano acontece em 29 de novembro. A campanha dará início a uma série de iniciativas para incentivar a doação de pessoas físicas e jurídicas para ações na área de cultura.

A Campanha Dia de Doar (www.diadedoar.org.br), organizada no Brasil desde 2013 pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), é inspirada na Giving Tuesday (“Terça-feira de Doar“) norte-americana e tem por objetivo principal estimular a cultura de doação no Brasil, prática corrente em diversos outros países.

As OSs parceiras da Secretaria da Cultura participam de uma versão cultural do evento chamado #DoeParaCulturaSP, buscando chamar a atenção de seu público para a necessidade de apoiar programas culturais. As ações da campanha se desenvolverão nas redes sociais e nos próprios espaços culturais, disseminando informações sobre as possíveis formas de contribuição, como doações diretas ou via leis de incentivo à cultura (mesmo para pessoas físicas), voluntariado, programas de patronato e de sócios, patrocínios, entre outros.

Em muitos casos, é possível fazer a doação online, pelos sites das instituições, sem burocracia. Todas as informações estão disponíveis no site www.doeparacultura.org.br,desenvolvido pela Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (ABRAOSC), parceira da iniciativa.

Ainda bastante tímida no Brasil, a cultura de doar é bastante difundida no exterior, onde grandes empreendimentos culturais, como museus e orquestras contam com as doações da sociedade civil para se manter, mesmo quando recebem também verbas governamentais.

Com o #DoeParaCulturaSP, as Organizações Sociais conscientizar para a importância da população em participar e colaborar com instituições importantes do Brasil, como Pinacoteca, Projeto Guri, OSESP, São Paulo Companhia de Dança, Museu Afro Brasil, entre tantos outros.

Saiba mais: www.doeparacultura.org.br