sexta
10/03/17

Museu da Imigração recebe exposição sobre mulheres refugiadas

A exposição fotográfica “Vidas Refugiadas”, focada no cotidiano de oito mulheres refugiadas que vivem no Brasil, volta para São Paulo e comemora um ano de itinerância no mês da mulher. O Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – irá receber a mostra promovida com o apoio do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH). A abertura acontecerá no dia 18 de março, às 11h, com entrada gratuita.

Com 22 imagens do fotógrafo Victor Moriyama, a exposição revela as necessidades, os dilemas e as conquistas das mulheres retratadas, apresentando ao público uma oportunidade de reflexão sobre a integração das refugiadas à vida no Brasil.

Seja pelas singulares expressões das fotos em estúdio ou mesmo dos registros das refugiadas durante o cotidiano, a exposição revela as dificuldades e os problemas enfrentados por elas, ao mesmo tempo em que joga luz sobre suas conquistas, seus valores e seus esforços feitos para construir dias melhores no país que as acolheu como refugiadas.

No lançamento da exposição, haverá um bate-papo com a participação da realizadora e curadora do projeto, a advogada Gabriela Cunha Ferraz, uma representante da Prefeitura de São Paulo, Corina Leguizamón do IPPDH, a refugiada Nigeriana Nckechinyere Jonathan e a Cubana Maria Illeana Faguaga Iglesias.