Origem. Retratos de família no Brasil - Museu da Imigração

Exposição itinerante

Origem. Retratos de família no Brasil

Exposição “Origem. Retratos de família no Brasil” reúne fotografias de migrantes, imigrantes e descendentes de diferentes gerações.

O Museu da Imigração apresenta a exposição “Origem. Retratos de família no Brasil”. A mostra conta com fotografias de famílias brasileiras de diferentes gerações que foram registradas durante 15 anos pela fotógrafa Fifi Tong.

A exposição convida a uma reflexão sobre as variadas características físicas que constituem a cultura do País. É possível perceber os detalhes, feições e poses que identificam e assemelham os retratados ilustrando a diversidade que compõe a família brasileira. As imagens da mostra são acompanhadas por trechos de depoimentos de um membro de cada família, narrando sua trajetória e como adaptaram as tradições e os modos de vida de seus locais de origem aos seus novos espaços de vivência.

De acordo com Marília Bonas, presidente interina do Museu da Imigração e Museu do Café, “a reunião dessas obras e histórias indica um estudo interessante de como essas famílias, contribuíram para a constituição da cultura, território e identidade da cidade de São Paulo, do estado e do país”. Conhecida no meio publicitário como uma das grandes retratistas brasileiras, Fifi Tong clicou filhos e netos de africanos, europeus. “Essa herança de comportamento, e de visões de mundo, muitas vezes vinham à tona nas fotos ou nas conversas sobre as origens e os percursos dos fotografados. Um legado inestimável: aquilo que somos. Rostos, traços, gestos e trejeitos. Somos seres de repetição. Reinventando o outro que veio antes de nós”, explica Fifi.

Fotos da exposição: