quarta
20/04/16

Roda de conversa ´As questões da migração nas relações internacionais e da mundialização das migrações´

Diálogo com as professoras Catherine Wihtol de Wenden e Virginie Guiraudon

27/04/2016
Às 14h30, no auditório do Museu da Imigração
Programação gratuita
* O encontro terá tradução franco-português consecutiva

Catherine Wihtol de Wenden é diretora de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e professora em Sciences Po Paris. Especializada nas questões da migração nas relações internacionais e da mundialização das migrações, é, também, consultora de diferentes organizações, incluindo a OCDE, a Comissão Europeia, o Conselho da Europa e o ACNUR. É presidente da comissão de investigação “Migrações” da International Sociological Association desde 2002 e membro do conselho editorial das revistas “Hommes et migrations, Migrations société et Esprit”.

Virginie Guiraudon é diretora de pesquisa do CNRS e professora em Sciences Po Paris. Os seus temas de pesquisa são: a imigração, o multiculturalismo, a luta contra a discriminação e a sociologia da União Europeia. Ela foi eleita no ano passado para quatro anos no comitê executivo do Conselho de Estudos Europeus, foi nomeada para o comitê executivo da “política e da sociedade” da American Political Science Association (APSA), é co-líder da rede de investigação ” Political Sociology” da European Sociological Association (ESA) e faz parte da Comissão Organizadora do Conselho de Estudos Europeu e do Comitê editorial da European Journal of Political Research. Ela é, também, membro nomeado do Conselho Científico do Instituto Humanidades nacionais e Ciências Sociais do CNRS, do Comitê Executivo da European Union Studies Association (EUSA) e do conselho editorial do Journal of European Public Policy. Recebeu muitos prêmios, como da ECPR por sua contribuição para a sociologia política europeia e a medalha de bronze do CNRS.

logo IFB             logo_consulado