segunda
01/08/16

‘Pedalada Fotográfica’ pelos bairros da Mooca e Brás

MUSEU-DA-IMIGRAÇÃO_Adesivo-passeio-bike_10x5cm

Para celebrar as Olimpíadas, MI convida o público para um passeio ciclístico por pontos históricos

O Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – entra no clima dos Jogos Olímpicos e prepara uma ação que integra a prática esportiva com os patrimônios históricos dos bairros da Mooca e do Brás. Em parceria com o Instituto DBike, o Museu irá organizar no dia 20 de agosto a “Pedalada Fotográfica”, um passeio ciclístico em que os participantes serão convidados a fotografar os monumentos e bens tombados por órgãos oficiais de preservação.

A atividade terá como ponto de partida o próprio Museu, onde os ciclistas irão se reunir a partir das 15h. Antes da saída, o grupo receberá instruções a respeito do trajeto e dos locais de parada. Para falar sobre importância dos pontos históricos que serão encontrados durante o percurso, o MI convidou um representante da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) – uma das Coordenadorias da Secretaria da Cultura do Estado.

O evento pretende reunir ciclistas e entusiastas do esporte com o objetivo de incentivar a prática desta modalidade e, ao mesmo tempo, estimular a população a conhecer um pouco mais da história dos espaços públicos, que são ícones dos bairros. A ação procura, deste modo, promover a descoberta de mais lugares para convivência e, ainda, destacar o valor histórico, cultural e até afetivo desses locais.

Equipados com câmeras fotográficas, os participantes irão percorrer o trajeto planejado e registrar os bens tombados mapeados na região. Aqueles que desejarem ainda poderão enviar suas fotografias para o Wiki Loves Monuments, um concurso fotográfico internacional voltado a imagens de patrimônios edificados e monumentos históricos oficialmente reconhecidos pelos países e regiões participantes. O projeto, organizado pelo Wikimedia, abre inscrições em setembro e concede prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados.

Para os visitantes que desejarem permanecer no Museu, o setor Educativo do MI ainda preparou um bate-papo com o tema “O legado das Olimpíadas”. No encontro, os educadores irão dialogar sobre a herança deixada pelos Jogos Olímpicos na área do patrimônio e dos museus. A atividade é gratuita e começa às 16h.

Os interessados em participar da “Pedalada Fotográfica” devem mandar e-mail para inscricao@museudaimigracao.org.br até o dia 17 de agosto. As vagas são limitadas e abertas a todos que apreciam a prática do ciclismo. Os inscritos precisam trazer as próprias câmeras fotográficas e vir com bicicletas em condições adequadas de segurança.

“Pedalada Fotográfica”
Data: 20 de agosto
Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo)
Menores de 16 anos podem participar, desde que acompanhados por seus responsáveis.