Qhapaq Ñan: O Caminho Inca - Museu da Imigração

Exposição itinerante

Qhapaq Ñan: O Caminho Inca

Em meio às solicitações paraque a Unesco declare o pré-hispânico caminho andino como Patrimônio Cultural da Humanidade, a mostra “Qhapaq Ñan: O Caminho Inca” chega a Araraquara, no Teatro Municipal da cidade, em 06 de fevereiro. Itinerada pelo Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), em parceria com o Consulado Geral do Peru em São Paulo e Prefeitura de Araraquara, a exposição apresenta, por meio de imagens e objetos, a principal passagem andina, conhecida como “Caminho Real” ou “Caminho Inca”.

A famosa rota que une a cidade de Cuzco, no Peru, ao sitio arqueológico de Machu Picchu, é uma parte mínima e tangencial do grande sistema de vias do império incaico denominado Qhapaq Ñan. O caminho principal envolve ainda o Equador e a Argentina em mais de 5 mil quilômetros de extensão. Composta originalmente por 80 fotos e cerâmicas tradicionais do Peru, a mostra, elaborada em 2005, aborda esses trajetos contando também um pouco da história do povo inca. As imagens são de autoria de diversos fotógrafos e têm curadoria do Ministério das Relações Exteriores do Peru.

A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. O Teatro Municipal de Araraquara fica localizado na Avenida Bento de Abreu s/n, no bairro Fonte Luminosa. Mais informações pelo telefone (16) 3336-5183. A entrada é gratuita.

Período: de 06/02 a 06/04
Abertura: 06/02/2014, às 15h30
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Local: Teatro Municipal de Araraquara – Avenida Bento de Abreu s/n – Fonte Luminosa.

Fotos da exposição: