Exposição itinerante

Viagem, sonho e destino

A exposição conta por meio de depoimentos e fotos do acervo do Museu da Imigração e do Arquivo Público do Estado de São Paulo, os trajetos de cerca de 2,5 milhões de imigrantes e migrantes que escolheram viver em São Paulo. Além de descrever a experiência da viagem, a exposição revela o funcionamento e os serviços da Hospedaria de Imigrantes do Brás, que acolheu mais de 70 etnias durante os seus 91 anos de funcionamento.

O primeiro módulo da exposição percorre a rota de milhares de trabalhadores e suas famílias. A Hospedaria de Imigrantes do Brás é o foco do segundo momento da exposição. De modo geral, as atividades eram definidas pela tríade: recepção, acolhimento e encaminhamento ao trabalho. Cerca de 60 imagens revelam o dia a dia da Hospedaria, suas funções, arquitetura, departamentos e, principalmente, transpassam a experiência humana do primeiro contato com um futuro desconhecido.

Fechando a exposição, o último módulo conta com o novo vídeo institucional do Museu da Imigração e disponibiliza dois terminais de consulta a projetos realizados em plataforma online.

Fotos da exposição: