Museo de la Inmigración
Realidade virtual e oficinas compõem agenda do Museu da Imigração na 16ª Primavera dos Museus
Ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) contempla atividades que fazem alusão aos 200 anos da independência do Brasil
Em setembro, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – marcará presença na 16ª edição da Primavera dos Museus. Em 2022, o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a temporada de eventos socioculturais é "Independências e museus: outros 200, outras histórias", em referência ao bicentenário da independência do país. Nesse contexto, o MI oferecerá programação diversa, interativa e plural.
Abrindo a agenda cultural, no dia 20/09 (terça-feira), será realizada a Oficina de Recortes com Zé Vicente. Neste encontro, o artista plástico Zé Vicente, um dos responsáveis pela instalação "Eu Vim de Lá", vai partilhar com o público um pouco do seu processo criativo, levando o grupo a passear pela área externa do museu, propondo brechas, cantinhos e espaços em que imagens possam ser colocadas, incentivando a reflexão sobre o lugar das coisas que vemos no dia a dia.
Seguindo a temática da intervenção "Eu Vim de Lá", será oferecida uma oficina de Pintura e Colagem, ministrada por Shambuyi Wetu, artista plástico congolês, que também participou da produção, apresentará ao público técnicas de pintura e colagem, além de falar sobre todo o processo artístico. A atividade contará, inclusive, com uma roda de conversa e uma visita à exposição. A oficina será no dia 25/09 (domingo), às 16h.
Já no dia 21/09 (quarta-feira), será lançado um vídeo 360º sobre a acolhida no Brasil de uma mãe venezuelana, resultado de uma parceria entre Museu da Imigração e ACNUR (Alto Comissariado da ONU para Refugiados). O vídeo de realidade virtual, intitulado "A acolhida de Glenda", acompanha o caminho percorrido no Brasil pela venezuelana Glenda e seus dois filhos. Eles chegaram ao Brasil em 2021 pela fronteira em Pacaraima (RR), sendo abrigados em Boa Vista e, neste ano, foram interiorizados para o estado do Paraná. Em quase cinco minutos de produção, é possível ter a percepção deste processo de acolhimento e integração à nova sociedade, sendo um retrato fidedigno da vida de quem se encontra vivendo nos abrigos de Boa Vista. No Museu da Imigração, o visitante poderá fazer uma "viagem imersiva" até a capital de Roraima para conhecer de muito perto a resposta humanitária brasileira. A ação fica em cartaz até 1º de outubro.
Enquanto isso, o encontro sobre Panorama Histórico da Hospedaria do Brás: Contribuição à Construção da Cultura Brasileira será realizado no dia 22/09 (quinta-feira). O objetivo da atividade é propor a reflexão sobre o papel relevante das pessoas que passaram pela Hospedaria do Brás e como esses imigrantes contribuíram com a integração de suas culturas ao contexto nacional. Desta forma, a conversa será conduzida até os dias atuais da antiga Hospedaria como Museu da Imigração, mostrando ao público participante a importância de inserção do MI em seus trabalhos e roteiros turísticos.
Outro encontro acontecerá no dia 24/09 (sábado). Dessa vez, o assunto será Patrimônios do Migrar no Brasil: História e Novas Perspectivas. Fruto da parceria entre Museu da Imigração e da Fundação Bunge, a iniciativa visa incentivar a reflexão sobre os migrantes que viveram e vivem no Brasil e sobre o patrimônio constituído até agora. A proposta é convidar instituições ligadas ao patrimônio cultural migrante, agências, grupos de estudo e imigrantes para responder e debater a questão: "Qual é o patrimônio das migrações no Brasil?", já que, desde o início do século XIX, a migração para o Brasil levanta a necessidade de uma conversa sobre o tempo presente, sobre políticas públicas e sobre o futuro do país.
Integrando a programação da 16ª Primavera dos Museus, também será realizada uma Visita Temática sobre Identidade Nacional. Ministrada pelo Núcleo Educativo, a visita mediada visa mostrar o contexto da criação da Hospedaria do Brás, num período de transição entre o regime monárquico e o republicano, permitirá ao público uma análise sobre a formulação de uma identidade nacional a partir de símbolos recolhidos nas artes, na iconografia e na literatura. A ação acontecerá no dia 25/09 (domingo), às 11h.
Serviço
Oficina | Recortes com Zé Vicente
Data: 20 de setembro
Horário: das 14h às 16h
Local: Sala de Acolhimento e Jardim
Faixa etária: A partir de 14 anos.
Inscrição: https://forms.gle/KmbLXTxf8SAAfPm78
Vagas limitadas.
Vídeo 360º "A Acolhida de Glenda"
Data: de 21 de setembro a 1º de outubro
Horário: 15h
Local: Museu da Imigração
Encontro | Panorama Histórico da Hospedaria do Brás: Contribuição à Construção da Cultura Brasileira
Data: 22 de setembro
Horário: 10h
Local: Auditório do Museu da Imigração
Faixa etária: Professores, guias de turismo, historiadores, pedagogos e interessados em geral.
Inscrições: https://forms.gle/JNtYYackRCsWpC4D6
Vagas limitadas.
Encontro | Patrimônios do Migrar no Brasil: História e Novas Perspectivas
Data: 24 de setembro
Horário: das 12h às 17h
Local: Auditório do Museu da Imigração
Visita Temática | Identidade Nacional
Data: 25 de setembro
Horário: 11h
Local: Exposição de longa duração (ponto de encontro: varanda)
Faixa etária: Crianças a partir de 12 anos, jovens e adultos
Vagas limitadas por ordem de chegada
Oficina | Pintura e Colagem com Shambuyi Wetu
Data: 25 de setembro
Horário: 16h
Local: Sala de Acolhimento e Exposição "Eu Vim de Lá"
Faixa etária: A partir de 14 anos
Inscrição: https://forms.gle/KmbLXTxf8SAAfPm78
Vagas limitadas
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
CEP: 03164-300
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)
R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local | Bicicletário na calçada da instituição | Não possui estacionamento | Próximo à estação Bresser-Mooca
Informações Imprensa
Museu da Imigração
Assessoria de Comunicação
Beatriz Milanez | b.milanez@museudaimigracao.org.br
Thâmara Malfatti | thamara@museudaimigracao.org.br
Caroline Nóbrega | comunicacao@museudaimigracao.org.br
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube