O que você procura?

A instalação "Eu Vim de Lá", resultado de uma parceria com a Folha de S.Paulo, foi produzida por artistas do Brasil, da República Democrática do Congo e da Venezuela.

Partindo de pesquisas nos acervos iconográficos do Museu da Imigração e do jornal, Anaís Escalona, Shambuyi Wetu e Zé Vicente buscaram novos arranjos e configurações para as fotografias de migrantes e pessoas em situação de refúgio. Por meio de recortes e justaposições, a mostra revela olhares originais sobre os fluxos migratórios em terras brasileiras e reflete acerca das diferentes políticas de acolhimento, nem sempre debatidas.

Para o desenvolvimento do trabalho, cada profissional colocou em prática a sua própria bagagem. De origem venezuelana, Anaís Escalona utiliza colagens e bordados para estabelecer uma relação entre memória e identidade. Já o congolês Shambuyi Wetu emprega suportes variados para discutir a diáspora africana. Por sua vez, o brasileiro Zé Vicente combina recortes e colagens no ambiente urbano, abrindo novas brechas para a construção de imagens.

A instalação conta, ainda, com bandeiras em tecido, criadas pelos artistas e costuradas pelas Emprendedoras Sin Fronteras, uma cooperativa formada por costureiras latinas. Na obra, comentam os desafios da imigração.

Crédito Fotos: Gabriel Cabral.

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar