O que você procura?

A exposição "O Caminho das Coisas" nasce do encontro entre pessoas e objetos em cenário privilegiado: um museu. Fruto do projeto "Encontros com o Acervo" – que promove desde 2011 o diálogo entre a equipe do Museu da Imigração com antigos doadores, representantes de comunidades e membros de instituições parceiras – a exposição traz ao público a experiência de redescobrir as histórias de algumas peças de nossa coleção, entendendo o que as trouxe até aqui.

Como muitas instituições do mundo, o Museu da Imigração tem uma coleção grande e variada. Sabe-se muito sobre algumas peças; sobre outras, pouco ou quase nada. No entanto, mais que acumular informações e significados de suas coleções, os museus só se realizam plenamente ao colocá-las no centro do encontro, da conversa e da troca com os mais diferentes públicos.

Apresentamos aqui os resultados práticos desse pressuposto, a partir de três "Encontros com o Acervo": o primeiro, com membros da comunidade lituana de São Paulo; o segundo, com representantes do Museu Histórico da Imigração Japonesa do Brasil e o terceiro, com um antigo doador do museu. Tais experiências, mais do que simples conversas, estruturam a relação que o Museu tem com seu acervo e com aqueles, que de muitas maneiras, se relacionam com ele. Assim, convidamos você a olhar atentamente os objetos aqui expostos e descobrir conosco: quais foram os caminhos dessas coisas? Qual o valor destes objetos? Por que eles estão aqui?

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar