“O Refúgio no Acervo do Museu da Imigração” traça uma investigação acerca dos rastros documentais provenientes da Segunda Guerra Mundial. Os documentos apresentados na mostra foram digitalizados de forma inédita e são testemunhas das trajetórias de refugiados no pós-Segunda Guerra Mundial no Brasil, desempenhando um papel importante na identificação e na permissão de entrada em território brasileiro. Um convite para refletir sobre a universalidade da busca por um lar e a burocracia que envolve esse deslocamento!

A plataforma utilizada pertence ao Google Arts&Culture e os registros ao qual o público terá acesso são alguns exemplares selecionados dentro de um vasto acervo museológico, relacionado ao tema do refúgio pós Segunda Guerra Mundial, que incluem documentos como o Laissez-Passer, registros de identidade provisória produzidos pela O.I.R., mencionada no início deste artigo, registros de identidade definitivos, além de carteiras de vacinação e um prato de sobremesa que pertenceu ao exército nazista e que foi saqueado por uma refugiada que teve como destino o Brasil.