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Como são preservados os documentos institucionais do Museu da Imigração

A gestão do Arquivo Institucional do Museu da Imigração é representada pela organização física, higienização e acondicionamento adequado da documentação permanente pertencentes ao Fundo Memorial do Imigrante (1994 – 2010) e ao Fundo Museu da Imigração (2011-2019), além da documentação produzida e acumulada pelo Núcleo Administrativo Financeiro do INCI.
As ações e rotinas focam nos procedimentos de organização, triagem, manutenção da tabela de temporalidade, aplicação do plano de classificação, higienização e acondicionamento da documentação referente as atividades meio e fim da instituição. Os documentos são identificados e organizados de acordo com as séries documentais, previstas no plano de classificação, de acordo com as funções e atividades que os produziram e posteriormente passam pelos seguintes procedimentos:
- Desmetalização (retirada de grampos, clipes e espirais de metal);
- Substituição dos grampos e clipes de metal por costura com linha 100% de algodão;
- Planificação de documentos com espátula;
- Higienização mecânica com trincha de cerdas maciais para retirada de detritos e sujidades;
- Ordenação por data em ordem crescente, do mais antigo para o mais recente;
-Acondicionamento primário em pastas de papel alcalino devidamente identificadas com os códigos e denominações da série;
- Acondicionamento secundário em caixa-arquivo polionda branca e depositadas por ordem de função/atividade no acervo.
Ao final do tratamento técnico, a massa documental passa por processo de catalogação em planilha Excel; essa atividade é realizada seguindo os padrões da Norma Internacional de Documentação Arquivística (ISAD) e os parâmetros do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e SAESP.