educativo
O Museu da Imigração acredita que a importância das ações educativas em museus se dá na possibilidade de estimular reflexões e o desenvolvimento da capacidade crítica dos públicos. Para isso, aposta no diálogo e na integração entre visitantes, comunidades e processos museológicos, com respeito aos saberes e às experiências de vida. As ações buscam privilegiar o desenvolvimento de todos os indivíduos envolvidos no processo educativo, atuando para a formação de sujeitos autônomos e críticos, com foco na mediação e na construção coletiva de conhecimento a partir dos temas do Museu e das exposições em cartaz. De forma colaborativa dentro de sua equipe, o Núcleo Educativo desenvolve programas e projetos que visam atender da maneira mais ampla possível as prorrogativas da missão do Museu da Imigração e as especificidades de seus públicos.
Os Programas
Programa Museu e Comunidades
Tem como objetivo planejar e executar projetos e ações educativas com o intuito de criar relações entre o Museu e as comunidades de migrantes do entorno, além de públicos com deficiências, idosos e em situação de vulnerabilidade.
Programa Público Interno
Este programa tem como objetivo planejar e executar projetos e ações educativas voltadas para os colaboradores do MI, pensando em sua formação global e também no reconhecimento e valorização do patrimônio.
Programa Museu e Famílias
Tem como finalidade a elaboração de ações educativas pensadas para o público espontâneo do Museu, em especial as famílias.
Programa Público Escolar
Este programa busca estreitar as relações com os públicos escolares por meio de projetos de curto e médio prazo, realizados tanto no Museu quanto nas escolas e territórios de seu entorno, além de oferecer visitas agendadas.