educativo
Programa Museu e Comunidades
Este programa reúne as ações voltadas a grupos específicos, sendo eles: migrantes, pessoas com deficiência, com mais de 60 anos e grupos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é possibilitar o acesso dessas pessoas ao criar estratégias diferenciadas de mediação dos conteúdos do Museu da Imigração, em diálogo com instituições e grupos organizados.
Projetos
O projeto é realizado em parceria com o Arsenal da Esperança, centro de acolhida vizinho ao MI. Reúne as visitas semanais desenvolvidas com os acolhidos e prevê um contato próximo entre o Núcleo Educativo e os agentes sociais do Arsenal da Esperança, que propõem e avaliam as ações de forma mais autônoma em relação a outros grupos agendados.
O objetivo deste projeto é entrar em contato com a população migrante a partir de um recorte de gênero, possibilitando que o Museu da Imigração seja um espaço para abordar políticas públicas, principalmente de assistência social. Assim, são realizadas rodas de conversa e atividades com mulheres migrantes usuárias de centros de acolhida, apresentando o MI como um local de debate e levando em conta as especificidades das mulheres no contexto da migração.
Além das ações mencionadas, o Núcleo Educativo prioriza o agendamento de visitas e atividades com grupos com perfis específicos, como pessoas com mais de 60 anos, com deficiências e em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo metodologias e materiais de apoio adequados para cada contexto de visitação. Para isso, realiza também parcerias com instituições e projetos que atendem ou pesquisam públicos com estas características.