educativo
Programa Museu e Famílias
O programa reúne os projetos e ações direcionados ao público que visita o MI de forma espontânea, composto principalmente por famílias. Ao variar os temas e formatos em relação às visitas agendadas, o programa busca propiciar diversas maneiras de acessar os conteúdos e espaços do Museu da Imigração, além de estimular o retorno dos visitantes por meio da criação de vínculos com seus públicos-alvo.
Projetos
Com encontros realizados no jardim do Museu da Imigração desde 2015, a ação "Pintura para bebês" se desdobrou em uma programação anual, assumindo um formato que incentiva a exploração sensorial de crianças pequenas com tintas à base de água dispostas em diferentes estados físicos. A fabricação artesanal das tintas parte de pesquisas realizadas pela equipe e tem por objetivo garantir que bebês possam participar de uma atividade artística que envolve manuseio de tintas sem correr riscos em caso de ingestão do material. Realizada no verão, a ação tem sua infraestrutura constantemente aprimorada de edição em edição, além de todo um diálogo prévio com os inscritos para que a atividade promova efetivamente a interação entre responsáveis e bebês. Em 2019, o projeto ganhou ainda outra versão no mês de julho: a pintura de inverno, que trabalha os conceitos do universo da pintura para além da materialidade das tintas, apresentando, de forma lúdica, conceitos como luzes, linhas, formas e transparências.
Ponto a ponto é um conjunto de oficinas realizadas mensalmente, durante as quais os visitantes são convidados a testarem suas habilidades manuais por meio de técnicas de artesanato. O projeto vem promovendo o Museu como um espaço de criatividade, de convívio entre públicos de diferentes faixas etárias e de aproximação com grupos de migrantes que trabalham com artesanato, mobilizando conhecimentos por meio dos fazeres manuais.
Desde novembro de 2019, o Núcleo Educativo passou a compor a programação e o cuidado com o novo espaço de leitura infantil do projeto Semear Leitores, em parceria com Fundação Bunge. O espaço fica na varanda do Museu da Imigração e tem como objetivo proporcionar um contato divertido entre famílias com crianças pequenas e o universo da leitura, por meio de uma arquitetura acolhedora, uma seleção qualificada e atualizada de livros ilustrados e ações de mediação de leitura e contação de histórias.
O Núcleo Educativo também oferece atividades regulares e especiais em finais de semana, feriados e férias escolares, muitas vezes em referência a datas comemorativas como Aniversário de São Paulo, Dia do Nordestino, Dia das Crianças e Consciência Negra. Eventualmente, programamos ações que compõem agendas mais amplas, como a do projeto Férias no Museu, a Semana de Museus, a Primavera de Museus e a Virada Inclusiva, colaborando com uma divulgação do MI em outras plataformas. Essas ações já contemplaram diversos formatos, como visitas, rodas de conversa, jogos, contações de história, oficinas, mutirões e saídas pelo território.