Blog

Compartilhe
Edit-a-thon sobre migração no Museu: saiba como foi a maratona de edição de artigos da Wikipédia
No último sábado, dia 20 de maio, o Museu da Imigração e o grupo Wiki Educação Brasil realizaram em parceria o primeiro Edit-a-thon sobre migração, atividade que integrou a programação da 15ª Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
A definição de Edit-a-thon, segundo a Wikipédia, traz uma compreensão sobre o que aconteceu durante o evento: encontro de pessoas com interesse em editar e melhorar artigos ou tipo específico de conteúdo em plataformas colaborativas, além de estimular a formação de novos usuários oferecendo oficinas introdutórias sobre edição. Dessa forma, o encontro reuniu pessoas interessadas, a equipe do Museu e da Wiki Educação Brazil para qualificar os conteúdos disponíveis sobre migração na Wikipédia.
O encontro foi conduzido por Juliana Monteiro e Edsonia Lopes, integrantes do grupo Wiki Educação Brazil[1], em que apresentaram em um primeiro momento o que é o movimento Wikimedia, as ações e produtos desenvolvidos pela Wikimedia Foundation e a participação de grupos que reúnem voluntários do Brasil e de outros países lusófonos empenhados na produção de conteúdos em português.
Em seguida, como introdução à maratona de edição, a equipe do Wiki Educação apresentou as normas de conduta do editor e os cinco pilares da Wikipédia, formalizando uma compreensão comum a todos os participantes sobre a ética da produção das informações que podem ser produzidas e editadas por qualquer pessoa.
No segundo momento do encontro, houve a demonstração do passo a passo para criar conteúdo na plataforma, desde a da criação do cadastro de usuário até a edição dos artigos. Durante essa etapa, foram esclarecidas dúvidas sobre as fontes de referência, inserção de links e imagens, criação e utilização de página de teste e, por fim, publicação da versão final do artigo.
Os participantes puseram em prática os primeiros passos como editores no universo da Wikimedia, e podem continuar a desenvolver outros conteúdos na enciclopédia. Se quiser ser um usuário e editar os conteúdos sobre migração, basta acessar o artigo[2] da Wikipédia sobre o evento que foi criado na Wikipédia, fazer o cadastro de usuário e começar a editar!
Confira o que os participantes disseram sobre o evento:
"Nós, do Grupo Wiki Educação Brasil, ficamos muito felizes em poder realizar essa atividade de treinamento com a equipe do Museu da Imigração e outras pessoas interessadas no dia 20 de maio. A atividade vai ao encontro dos nossos objetivos, que são divulgar os projetos Wiki e fortalecer a cultura do conhecimento aberto e acessível para qualquer um. Nesse caso especial da iniciativa com o Museu da Imigração, vemos uma chance única de unir o conhecimento especializado da equipe da instituição sobre o tema à maior enciclopédia online do mundo, colaborando para criar e melhorar conteúdos relacionados". (Juliana Monteiro e Edsonia Lopes, integrantes do Wiki Educação Brazil).
"O evento por si só já foi uma ideia bem interessante e inovadora, por ter o objetivo de instruir sobre uma ferramenta e fonte de informação super conhecida na internet - ainda que mal compreendida, em muitos casos - e também de ajudar a melhorar os verbetes existentes que são relacionados às migrações. Infelizmente circulam no meio online e offline uma série de teorias sem fundamento e carregadas de preconceito sobre migrações. Ou seja, informação de qualidade nunca foi tão necessária como hoje. E ações como essa entre o Wiki Educação e o Museu da Imigração mostram como é necessário melhorar esse material disponível, mas, sobretudo, como isso pode ser feito por mim, por você, por qualquer pessoa. Aguardo pelas próximas atividades nessa direção!" (Rodrigo Borges Delfim, jornalista e fundador do MigraMundo e agora, editor da Wikipédia).
“A oficina de edição da Wikipédia foi um excelente instrumento de aprendizagem. Descobri a importância de aprendermos a editar artigos na plataforma, pois compartilhar conhecimento com pessoas do mundo inteiro nos faz mais conectados e próximos de outras culturas, abrindo possibilidades de compreensão e tolerância para um mundo mais humano.” (Marcelo Maurício de Morais, sociólogo e professor).
[1] Acesse os endereços para saber mais sobre o grupo Wiki Educação Brazil: http://www.wikimedia.org.br/ ou https://www.facebook.com/wikiedubr/?ref=br_rs
[2] https://tinyurl.com/msv72ne