Edital Avoar 2021
ATUALIZAÇÃO
Por conta da grande procura, o prazo para entrega das peças de forma presencial ou por Sedex foi estendido, excepcionalmente, até dia 18/08. Os passados de cerâmica da ação colaborativa podem ser entregues diretamente na portaria do Museu da Imigração. No caso de envio pelos Correios, a data citada deve ser correspondente à chegada no Museu da Imigração e não à postagem. Após o dia 18 de agosto, os itens não serão mais aceitos. Mais informações: m.souto@museudaimigracao.org.br
--------
Para comemorar a 15ª edição da Primavera dos Museus, ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) envolvendo equipamentos museológicos, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país, o Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), Organização Social gestora do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, em parceria com a Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBRas), a Sou Cerâmica e a artista Hideko Honma, torna público o Edital Avoar 2021, visando a ocupação com peças de cerâmica nos jardins do Museu da Imigração, respeitando as legislações pertinentes e em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste edital.
O Museu da Imigração preserva a história e a memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, sede deste equipamento cultural, bem como o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do estado de São Paulo.
Desde sua reabertura em 2014, o Museu passou a valorizar ainda mais o encontro das múltiplas histórias e origens, propondo ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que hoje chamamos de identidade paulista. Também passou a promover a discussão e a reflexão a respeito da migração contemporânea e dos direitos humanos, visando contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, generosa e colaborativa.
Nesse sentido, o Projeto Avoar foi concebido buscando relacionar o espetáculo da migração dos pássaros, considerada uma das maravilhas da natureza, com o processo migratório humano, fenômeno permanente e fundamental na história da humanidade até os dias de hoje.
Assim como uma ação inerente aos seres humanos, o ato de migrar faz parte da vida de centenas de espécies de pássaros em todo o mundo. Diversos também são os fatores que levam esses animais a deixarem seus habitats naturais, como alimentação, questões climáticas, procriação, entre outros. Esse fenômeno migratório requer uma grande capacidade de sobrevivência e preparo das aves para permitir o deslocamento de milhares de quilômetros, mantendo-se voando na maior parte do tempo da jornada. Para as aves migrarem com sucesso, são necessárias habilidades como percepção do norte magnético da Terra (as aves possuem uma espécie de bússola interna), coordenação motora, noção de tempo e visão aguçada para perceber diferentes relevos, luzes, cores e movimentos, além da adaptação no ambiente do destino.
A revoada de pássaros sempre traz um sentimento de encantamento, de coletividade e de solidariedade. Nesse sentido, o Museu da Imigração convida ceramistas de todo o Brasil e da América Latina para participarem do presente edital, com o propósito de transmitir ao próximo o sentimento e a emoção por meio da arte da cerâmica. É uma forma de nos unirmos em um local de grande representatividade como a antiga Hospedaria de Imigrante do Brás, mesmo tendo que nos manter afastados devido à atual situação mundial. A ação busca levar mensagens positivas e de amparo emocional para as diversas pessoas que visitam o Museu, local que abrigou mais de 2,5 milhões de pessoas que carregavam nas bagagens a esperança e o anseio de uma vida melhor, sentimentos que, mais do que nunca, se mantêm vivos nos dias atuais.
O Chamamento Público para o Projeto Avoar será regido de acordo com as instruções estabelecidas no presente Edital.
1. Objetivo
1.1 O Projeto Avoar tem o objetivo de reunir ceramistas de todo o Brasil e da América Latina para que possam ocupar os jardins do Museu da Imigração com peças produzidas em formato de pássaro, com a gravação de uma mensagem positiva ao próximo.
1.2 As peças integrarão uma instalação nos jardins do Museu da Imigração, ficando em cartaz durante o mês de setembro de 2021. Caso não seja possível a visitação presencial na ocasião, serão produzidos vídeos e disponibilizados nos canais digitais do MI e da CCBras.
1.3 No último dia da instalação, as peças poderão ser retiradas pelos visitantes do Museu, em troca da doação de 1kg de alimento não perecível e a arrecadação dos alimentos será doada a Instituições de caridade. Dessa forma, o processo migratório daquele pássaro será concluído, cumprindo sua missão de solidariedade com o próximo e também de levar o encantamento da arte da cerâmica e uma mensagem de paz e esperança para a residência do visitante do Museu.
2. Público-alvo
2.1 O Chamamento Público é destinado a ceramistas, maiores de 18 anos, residentes no Brasil ou na América Latina.
3. Requisitos:
3.1 Poderão ser enviadas de uma a três peças por participante, executadas em cerâmica, não ultrapassando as dimensões máximas de 25 cm x 25 cm, com peso máximo de 500 gramas, conforme o Anexo II (Esquema de execução dos pássaros).
3.2 Os pássaros deverão estar em posição de voo, sendo de livre criação e execução do artista ceramista, podendo ser em alta ou baixa temperatura, esmaltados ou não, observando que estarão sujeitos a intempéries.
3.3 No corpo de cada pássaro deverá ser gravada, de forma legível, uma mensagem expressando afeto ao próximo, podendo ser uma palavra ou frase curta, mantendo o idioma português ou espanhol.
3.4 A instalação dos pássaros será realizada na perspectiva aérea, pendurada nas árvores ou fixada em suportes que serão construídos nos jardins do Museu da Imigração.
3.5 Para a execução dos pássaros, o ceramista deverá seguir as instruções para instalação descritas no Anexo II (Esquema de execução dos pássaros).
4. Inscrição
4.1 A ficha de inscrição será disponibilizada, a partir do dia 21 de maio de 2021, no site do Museu da Imigração.
4.2 Os interessados deverão enviar para o e-mail (m.souto@museudaimigracao.org.br) a ficha de inscrição (Anexo I) devidamente preenchida até o dia 30 de junho de 2021.
4.3 A inscrição será gratuita e os custos referentes ao material, produção e postagem correrão por conta de cada participante.
4.4 Poderão participar do Projeto Avoar inclusive os membros da Comissão Organizadora, bem como conselheiros, diretores e colaboradores do INCI, seus respectivos cônjuges, companheiros ou parentes.
5. Envio das Peças
5.1 Os inscritos deverão remeter ou entregar pessoalmente as peças no Museu da Imigração, na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, CEP: 01318-002 – São Paulo/ SP - Brasil, impreterivelmente até o dia 16 de agosto de 2021, sendo considerada a data da postagem.
5.2 A embalagem do material relacionado no item acima deverá atender às especificações contidas no Anexo III e constar, na parte externa frontal, os seguintes dizeres: PROJETO AVOAR 2021 – MUSEU DA IMIGRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
5.3 As peças que chegarem quebradas ou em desacordo com o item 3 e Anexo II serão automaticamente eliminadas da exposição.
5.4 A efetivação da inscrição implicará na automática e plena concordância, por parte do artista, com os termos deste Edital.
6. Disposições Gerais
6.1 Os participantes poderão realizar visita ao Museu da Imigração com gratuidade, levando em consideração as restrições do Plano São Paulo de Contingência do Coronavírus.
6.2 Os trabalhos enviados pelos participantes não serão devolvidos e não incorporarão o acervo do Museu da Imigração. Entretanto, serão objetos de doação para os visitantes do equipamento cultural.
6.3 Os participantes terão os seus nomes divulgados na ficha técnica da instalação, no catálogo digital e no site do Museu da Imigração, em página destinada especialmente ao projeto. Ocasionalmente, a equipe de Comunicação e Desenvolvimento Institucional poderá requisitar a gravação de depoimentos sobre a ação, bem como o atendimento à imprensa, àqueles que tiverem disponibilidade.
6.4 Constam neste edital 5 anexos (clique para fazer download):
Anexo I – Ficha de Inscrição
Anexo II – Esquema de execução dos pássaros
Anexo III – Requisitos para embalagens das peças
Anexo IV – Modelo de Termo de Doação dos pássaros para uso sem restrições do INCI
Anexo V – Modelo de Autorização de Uso de Imagem
Fica eleito o Foro da Comarca de São Paulo/SP para dirimir quaisquer dúvidas e/ou controvérsias oriundas do presente Edital, com renúncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.