Edital Museu vai à escola
Edital - Projeto Museu vai à escola | 2022
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
1. Apresentação
Com o objetivo de expandir sua presença para além de seus muros, aproximando-se do cotidiano das escolas e qualificando as visitas educativas, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo vem realizando, desde 2017, diversas ações trabalhando temas como direitos humanos, colecionismo e patrimônio por meio de oficinas, rodas de conversa e visitas ao equipamento cultural.
Para o exercício de 2022, o MI pretende aumentar a abrangência das atividades realizadas no âmbito do Programa Público Escolar, através do projeto Museu vai à escola, que prevê o desenvolvimento de ações em escolas, seguindo os eixos conceituais da instituição e alguns de seus temas transversais, como diversidade cultural, relações étnico-raciais e direitos humanos.
O projeto amplia a presença de escolas que não têm recursos para realizar visitas ao Museu da Imigração, aproximando ainda mais esse público de um importante patrimônio cujo acesso é direito de todas e todos. Sensibilizar os estudantes para a temática da migração, conectando fatos e objetos históricos com as situações vividas hoje, é um outro foco importante do projeto, que visa contribuir com o desenvolvimento de ambientes mais acolhedores e com menos discriminação nas escolas.
Dessa forma, e com o propósito de democratizar o processo seletivo de modo que mais instituições de ensino possam participar, o Museu da Imigração torna público o presente edital destinado exclusivamente às turmas do Ciclo Fundamental II de escolas das redes municipal e estadual, localizadas no município de São Paulo.
O projeto é uma iniciativa do Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pelo Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), Organização Social de Cultura.
O processo seletivo para participação será regido de acordo com as instruções estabelecidas no presente edital.
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Localizado no município de São Paulo, o Museu da Imigração funciona no edifício construído entre 1886 e 1888 para sediar as atividades da Hospedaria de Imigrantes do Brás, local por onde passaram mais de 2,5 milhões de pessoas entre 1887 e 1978, vindas de diversas origens do Brasil e do mundo para trabalhar e constituir uma vida na capital e no interior paulista. A missão do MI é promover o conhecimento e a reflexão sobre as migrações humanas, numa perspectiva que privilegie a preservação, comunicação e expressão do patrimônio cultural das várias nacionalidades e etnias que contribuem para a diversidade da formação social brasileira.
Para a edição de 2022, o Museu da Imigração contemplará 5 (cinco) escolas podendo, se desejar, estabelecer lista classificatória para seleção posterior, caso haja disponibilidade de recursos humanos e financeiros durante o presente exercício.
2. Objetivos
Objetivo Geral
- Ampliar o acesso de estudantes de escolas públicas ao Museu da Imigração, qualificando as visitas educativas a partir de ações nas escolas.
Objetivos Específicos
- Conceituar ou aprofundar o conhecimento dos participantes sobre patrimônio, museus e migrações, por meio da experiência com o acervo do Museu da Imigração e do contato com o edifício da Hospedaria de Imigrantes do Brás;
- Contribuir para a qualificação da discussão sobre migração nas escolas atendidas, buscando a erradicação de situações de discriminação racial, de classe, gênero e nacionalidade;
- Aproximar-se das escolas do município de São Paulo, conhecendo melhor o seu funcionamento, seu cotidiano, o espaço em que se localizam e o modo como se relacionam socialmente com o patrimônio cultural;
- Privilegiar o acesso de estudantes de escolas públicas mais afastadas do Museu da Imigração;
- Proporcionar o desenvolvimento de todos os indivíduos envolvidos no processo educativo, atuando para a formação de sujeitos autônomos e críticos, com foco na mediação e construção coletiva de conhecimento;
- Contribuir com o diálogo entre os processos educacionais formais e não formais, em direção à perspectiva da Educação Integral, no intuito de fortalecer a formação cidadã de crianças e adolescentes.
3. Requisitos
Estão aptas a participar dessa seleção escolas públicas municipais e estaduais localizadas no município de São Paulo, que atendem alunos do Ciclo Fundamental II, sendo, no mínimo, 80 (oitenta) e, no máximo, 120 alunos organizados, no mínimo, em 2 (duas) e, no máximo, em 5 (cinco) salas. As escolas devem ter disponibilidade para participar de ações nas próprias dependências às terças-feiras entre 10h e 12h e/ou entre 14h e 16h, bem como para realizar visitas ao Museu da Imigração, mediante calendário pré-estabelecido pela instituição. Além das visitas presenciais e das atividades, as escolas participantes deverão disponibilizar espaço pré-acordado entre partes para receber um objeto do acervo do Museu da Imigração, que irá compor parte das ações do projeto.
Os professores responsáveis pelas salas serão convidados a participar de um curso de formação para a implementação do projeto em data acordada entre as partes.
4. Seleção
A Comissão de Julgamento e Seleção será designada pelo Museu da Imigração, sendo composta por representantes da própria instituição, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e de instâncias formais ou não formais ligadas à educação e ao tema das migrações.
Serão critérios para a seleção:
- Escolas geograficamente afastadas do Museu da Imigração;
- Escolas com número significativo de alunos migrantes internacionais;
- Escolas que não acessaram o agendamento ou os projetos do Núcleo Educativo nos anos de 2018 e 2019;
- Escolas que desenvolvam ou tenham desenvolvido projetos de combate ao racismo, à xenofobia e/ou outras formas de discriminação.
5. Obrigações
Durante a vigência do projeto Museu vai à escola, cabe ao Museu da Imigração:
- Desenvolver as estratégias e os materiais necessários às ações, facilitando o acesso dos participantes aos conteúdos produzidos pelo Museu da Imigração que se mostrarem pertinentes à ação planejada;
- Garantir a realização das atividades no Museu da Imigração, de acordo com o cronograma previamente estabelecido;
- Esclarecer dúvidas por meio do e-mail educativo@museudaimigracao.org.br ou g.ramalho@museudaimigracao.org.br, com prazo de resposta de até 5 (cinco) dias úteis;
- Fornecer ônibus para as visitas educativas dos participantes, com o trajeto escola X Museu da Imigração e Museu da Imigração X escola, na data previamente acordada entre as partes;
- Realizar formação de abertura do projeto com data divulgada com antecedência, voltada para o corpo docente das escolas envolvidas;
- Realizar reunião de encerramento para análise conjunta dos resultados das ações, a acontecer nas dependências do Museu da Imigração em novembro de 2022 (em data e horário a serem confirmados);
- Fornecer lanches para os alunos na ação de visita ao Museu da Imigração.
Caberá à escola participante durante a vigência do projeto Museu vai à escola:
- Comparecer formações propostas pelo Núcleo Educativo do Museu, que serão realizadas no mês de maio de 2022, de forma híbrida, composta de uma reunião de abertura na instituição, seguida de uma série de formações não-presenciais, em horário a ser definido oportunamente;
- Garantir a realização das atividades na escola, de acordo com o cronograma previamente estabelecido;
- Estimular a participação dos professores e funcionários da escola na realização do projeto por meio do compartilhamento de informações relevantes sobre os conteúdos, estratégias, horários, datas e espaços utilizados durante as ações;
- Acompanhar todas as ações desenvolvidas pelos educadores do Museu da Imigração junto aos alunos;
- Auxiliar no engajamento dos estudantes para as ações planejadas, garantindo a presença do maior número possível de participantes nas atividades, conforme capacidade máxima acordada previamente com o Museu da Imigração;
- Fornecer autorização de uso de imagem dos participantes, mediante necessidade;
- Garantir que todos os alunos participantes das visitas educativas no Museu da Imigração estejam devidamente autorizados a sair da escola;
- Garantir o controle de comprovante de vacinação de todos os alunos e acompanhantes participantes do projeto, condição necessária para a visitação ao Museu, segundo parâmetros estabelecidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa;
- Avaliar o projeto por meio da participação de, pelo menos, 2 (dois) responsáveis da escola em encontro presencial de encerramento e análise conjunta dos resultados das ações, a ser realizado no Museu da Imigração em novembro de 2022 (em data e horário a serem confirmados posteriormente).
6. Etapas
O projeto se realizará ao longo do exercício de 2022, de acordo com o seguinte cronograma:
- Período de inscrições: de 01 a 30 de abril de 2022. No caso de inscrição realizada pelo correio, será considerada a data da postagem;
- Divulgação dos resultados no site do Museu da Imigração: 11 de maio de 2022;
- Reunião e formação com representantes das escolas participantes: a partir de 24 maio de 2022;
- Visitas técnicas às escolas participantes: datas e horários a serem combinados, sendo no mês de maio de 2022;
- Atividades nas escolas e visitas ao Museu: datas a combinar entre agosto e novembro de 2022;
- Encontro de avaliação e encerramento: data a combinar em 2022.
7. Inscrições
As inscrições para o projeto Museu vai à escola de 2022 são institucionais, gratuitas e estarão abertas no período previsto no item anterior.
É vedada a inscrição que tenha como responsável qualquer funcionário ou colaborador das entidades realizadoras desse projeto, bem como seus cônjuges, companheiros e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau.
Por tratar-se de um edital voltado para o fomento à visitação de escolas públicas, é vedada a inscrição de escolas particulares.
Para a efetivação das candidaturas, as inscrições devem conter:
- Ficha de inscrição, assinada e carimbada pela direção da escola (Anexo 1);
- Ofício timbrado, assinado e carimbado pela direção da escola, com justificativas (modelo do Anexo 2).
A candidatura poderá ser realizada por e-mail, correio ou pessoalmente na recepção do Museu da Imigração, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, (exceto feriados) aos cuidados da Sra. Simone Monteiro de Brito, devendo constar como assunto: PROJETO MUSEU VAI À ESCOLA | 2022 - MUSEU DA IMIGRAÇÃO.
Todos os anexos devem ser assinados e carimbados pela direção da escola. No caso de inscrições por e-mail, os anexos preenchidos devem ser impressos para assinatura e, em seguida, digitalizados para o envio. Os arquivos preenchidos ou digitalizados de maneira ilegível não poderão participar da seleção.
- E-mail:
secretaria@museudaimigracao.org.br
- Endereço:
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316
CEP: 01318-002 – São Paulo – SP
A validação da candidatura será feita exclusivamente pelo e-mail da escola, que deverá, obrigatoriamente, constar no formulário de inscrição. Não serão aceitas inscrições fora do horário e data estipulados ou com informações faltantes.
8. Resultados
A divulgação dos resultados será publicada no dia 11 de maio de 2022 pelo site do Museu da Imigração (www.museudaimigracao.org.br) e em suas redes sociais. Os selecionados receberão um e-mail sobre o resultado da chamada pelo endereço eletrônico da escola, informado durante a inscrição.
9. Disposições gerais
Em caso de desistência, a escola deverá informar o Museu da Imigração e justificar a decisão por meio de ofício timbrado e assinado pela direção, enviado através de e-mail ou por correio, em endereços previstos no presente edital. Este edital foi desenvolvido pelo Museu da Imigração, uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, viabilizado pelo patrocínio do Banco Sofisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Resultado
Escolas selecionadas para o edital - Projeto Museu vai à escola
1) EMEFM Professor Derville Allegretti
2) EMEF Guimarães Rosa
3) EMEF Jairo de Almeida
4) EMEF Marcílio Dias
5) EMEF Leonardo Villas Boas