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Curso | Indumentárias Chinesas e suas influências na ÁsiaCurso Híbrido (online e presencial) | INSCREVA-SE
O curso Indumentárias Chinesas e suas influências na Ásia aborda a história da indumentária pelo prisma da conservação-restauração de têxteis, a partir dos acervos do Museu da Imigração. O objetivo da formação é oferecer conhecimentos técnicos iniciais a fim de promover a familiarização do público-alvo com a cultura têxtil chinesa e sua história, dividida cronologicamente em vestimentas anteriores ao período da Dinastia Qing (1644-1911), indumentarias Qing propriamente ditas e os desdobramentos na era contemporânea. Pretende-se também relacionar as influências impressas na indumentária pelas diversas culturas asiáticas, fornecendo um panorama geral têxtil entre Ásia e China.
A ação é destinada a profissionais, pesquisadores e estudantes da área de museologia, cultura asiática, moda e patrimônio, colaboradores de museus históricos e de moda, colecionadores particulares e qualquer interessado pelo tema. O aluno conhecerá os principais estilos da vestimenta chinesa, técnicas de confecção, bem como identificará alguns dos mais populares pontos de bordados e suas simbologias. O curso é ministrado pela Conservadora-restauradora, mestre e especialista Thainá Vígio Ribeiro, diretora do CRT – Ateliê de Conservação-Restauração de Têxteis no Rio de Janeiro.
Objetivos
O principal objetivo é oferecer conhecimentos técnicos iniciais de forma a familiarizar o público-alvo com a cultura têxtil chinesa e sua história, dividida cronologicamente em vestimentas anteriores ao período da Dinastia Qing (1644-1911), indumentarias Qing propriamente ditas e os desdobramentos na era contemporânea. Como objetivo secundário, pretende-se relacionar as influências impressas na indumentária pelas diversas culturas asiáticas, fornecendo um panorama geral têxtil entre Ásia e China.
Público-alvo
O curso é destinado principalmente a profissionais, pesquisadores e estudantes da área de museologia, cultura asiática, moda e patrimônio, colaboradores de museus históricos e de moda e colecionadores particulares. Bem como qualquer interessado pelo tema.
Materiais
O curso mobiliza o acervo de vestimentas chinesas do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, cadernos de apoio em PDF com o conteúdo das aulas, imagens em alta resolução para exercício de análise, referências bibliográficas e estudos de caso.
Conhecimentos adquiridos
Ao completar o curso, o aluno conhecerá os principais estilos da vestimenta chinesa, técnicas de confecção, bem como estará a identificar alguns dos mais populares pontos de bordados e suas simbologias. Adquirirá também entendimentos básicos de vestimentas de outras culturas asiáticas que dialogam com a China.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Encontro 1 | 29/09 | Dinastia Qing e Laboratório (Presencial no Museu da Imigração)
10h às 13h | Panorama histórico, simbólico e técnico das indumentárias chinesas da Dinastia Qing (baseado na coleção do museu). Exemplos de coleções semelhantes em instituições pelo mundo e estudos de caso da ministrante.
14h às 17h | Visita à Reserva Técnica do MI, onde as indumentárias chinesas do acervo têxtil serão examinadas com base nas suas técnicas de confecção e ornamento por meio de microscopia digital e instrumentos de inspeção. Os acervos trabalhados serão: Vestido (MI00008), Blusa (MI02332), Vestido (MI02770), Vestido (PMI00073), Vestido (MI02773), Casaco (MI04494) e Túnica (MI04575).
Encontro 2 | 02/10 | China pré-Qing (On-line)
10h às 12h30 | Panorama histórico, simbólico e técnico das indumentárias chinesas do período compreendido da Dinastia Han (206 ac – 220 dc) à Dinastia Ming (1368 dc – 1644 dc).
Encontro 3 | 04/10 | China Contemporânea (On-line)
10h às 12h30 | Panorama histórico, simbólico e técnico das indumentárias chinesas na China Contemporânea (1911- século XXI).
Encontro 5 | 06/10 | Ásia e a China (On-line)
10h às 12h30 | As complexas influências mútuas da China e das culturas asiáticas coreanas e japonesas refletidas em suas indumentárias.
Carga horária total: 13h30min
Thainá Vígio
Conservadora-restauradora formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre pela Universitat Politècnica de València (UPV), com qualificação acadêmica e experiência profissional voltada à indumentária chinesa pelas Tsinghua University (清華大學) e Chinese Culture University (中國文化大學). É Diretora do CRT – Ateliê de Conservação-Restauração de Têxteis, baseado no Rio de Janeiro. Atualmente desenvolve pesquisas e colabora com a qualificação das coleções do Museu Casa da Hera (Ibram) e do Museu da Imigração do Estado de São Paulo (MI).
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