Exposições e eventos

On-line
Palestra | Mova-se! Clima e deslocamentos: O processo curatorial da exposiçãoIntegrando a programação da 19ª Primavera dos Museus, que em 2025 apresenta o tema Museus e mudanças climáticas, a palestra abordará o processo criativo e curatorial da exposição temporária Mova-se! Clima e deslocamentos, desenvolvida em parceria com a ONU. A partir da relação entre mudança global do clima e mobilidade humana, o curador Thiago Haruo compartilhará os caminhos conceituais e as escolhas expositivas que deram forma à mostra, marcada pela articulação entre ciência, arte e ação social.
A exposição foi realizada em correalização com a ONU e apresenta um panorama sobre o vínculo entre mudança climática e mobilidade humana, por meio de três módulos – Tempo de Saber, Tempo de Agir e Tempo de Sentir. Reunindo instalações, vídeos, realidade virtual, fotografias de Lalo de Almeida e depoimentos de diversas instituições, a mostra evidencia como ciência, artes e agentes sociais têm respondido a esse fenômeno global, além de resgatar episódios históricos de deslocamentos no Brasil ligados a eventos ambientais, como a Grande Seca do século XIX e as enchentes de São Paulo na década de 1920.
Ministrante:
Thiago Haruo Santos é coordenador de pesquisa no Museu da Imigração do Estado de São Paulo e no Museu do Café. Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolve pesquisa sobre produção cultural migrante, com foco na cultura Hip-Hop em Buenos Aires, Argentina. Desde 2019, atua em diversos projetos curatoriais no Museu da Imigração, tendo sido um dos curadores da exposição Mova-se! Clima e Deslocamentos (2024). Atualmente, integra a Comissão Curatorial da nova exposição de longa duração Migrar – Histórias Compartilhadas sobre Nós.
Mediação:
Andrezza Bicudo é historiadora, com pós-graduação em Arqueologia, História e Sociedade, e pesquisadora no Centro de Preservação, Pesquisa e Referência – CPPR, no Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Possui interesse especial pelo tema da emergência climática e suas intersecções, e atua como ativista socioambiental, pelo veganismo popular e pelos direitos das mulheres.
Compartilhe