Exposições e eventos

Informações
19 de maio de 2021 até 20 de maio de 2021Das 14h30 às 18h
Gratuito
Sem inscrição
Presencial
Encontro da Rede de Museus Históricos - 19ª Semana Nacional de Museus"O futuro dos museus: recuperar e reimaginar"
No canal do Museu da Imigração no YouTube
O Museu da Imigração, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), é, desde 2012, articulador da Rede de Museus Históricos, que tem o potencial de agregar aproximadamente 216 museus em território paulista, contemplando uma variedade expressiva de perfis, vínculos administrativos e situações institucionais, e traz no seu bojo a complexidade inerente de definir essa tipologia museal. Com o intuito de abrir diálogos a respeito de temas complexos e comuns a essas instituições, serão realizadas quatro mesas de debate com a presença de profissionais de diversos museus históricos brasileiros.
Programação
19/05
14h30
Fala de abertura
Leticia Santiago (UPPM-SEC)
14h45
Mesa 1 – É possível imaginar o futuro dos museus históricos?
Mediação: Mariana Martins (Museu da Imigração, São Paulo - SP)
Coordenadora Técnica do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, sendo responsável pela gestão das ações e equipes de Comunicação Museológica, Educativo, Pesquisa e Preservação. Mestre e Doutoranda em História Social (FFLCH-USP), com pesquisas sobre a formação de coleções e exposições em museus de história. Professora do curso de pós-graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes.
Nila Rodrigues (Patrimônio e Etnicidade Ltda)
Graduação em História (UFMG), mestrado em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) e Aperfeiçoamento em Culturas e História dos Povos Indígenas (UFSJ). Atuou na implementação de políticas de cultura tendo sido gerente de centro cultural. Foi gerente de nível II na Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Foi Conselheira Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Belo Horizonte/MG como representação governamental. Possui experiência de docência na área de História, com ênfase em História do Brasil República. É pesquisadora atuando nos seguintes temas: história e raça, museu e acervos, arquivos, cidades racializadas, quilombos e quilombolas. Atua como palestrante. Fundadora e pesquisadora na empresa Patrimônio e Etnicidade, onde ministra cursos e oficinas em patrimônio cultural e políticas públicas de igualdade. Escreve artigos e resenhas em periódicos científicos é autora do livro, Museus e Etnicidade: o Negro no pensamento museal e coautora do livro, Quilombolas: somos parte desta história.
Tony Boita (Museu das Bandeiras, da Casa da Princesa e do Museu Arte Sacra da Boa Morte, Goiás)
Bacharel em Museologia (2015), Especialista em Gestão Cultural (2019), Mestre em Antropologia Social (2017) e Doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Diretor do Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu Casa da Princesa, museus vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus.
16h15 - 16h30 | Intervalo
16h30 - 18h
Mesa 2 – Acervos herdados e tanto ainda a colecionar: como conciliar nossos compromissos com o patrimônio cultural nos museus históricos?
Mediação: Angélica Beghini (Museu da Imigração, São Paulo - SP)
Maria Helena Versiani (Museu da República, Rio de Janeiro - RJ)
Atua no setor de Pesquisa Histórica do Museu da República, no Rio de Janeiro. Sou Doutora em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV) e Pós-Doutora em História (UFF). Entre as publicações: "Correio Político: os brasileiros escrevem a democracia" (2014); "Criar, ver e pensar: um acervo para a República" (2018); e "Meu coração bate feliz: Seresta do Museu" (2020).
Mariana Martins (Museu da Imigração, São Paulo - SP)
20/05
14h30 - 16h
Mesa 3 – Museu histórico ou museu de histórias: como ampliar as presenças?
Mediação: Thiago Haruo (Museu da Imigração, São Paulo - SP)
Mirela Araújo (Museu da Abolição, Recife - PE)
Mestre em museologia pela USP, possui especialização em Gestão Cultural pelo SENAC e graduação em Museologia na Unirio. É servidora do Instituto Brasileiro de Museus e atualmente é diretora do Museu da Abolição, em Recife. Durante os últimos 8 anos atuou junto às comunidades tradicionais de Niterói, com pescadores e quilombolas e como articuladora da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro.
Paulo Nascimento (Museu do Ouro, Sabará - MG)
Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2005) e mestrado pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia - USP (2014). Atualmente é Diretor do Museu do Ouro - IBRAM/MTur e já atuou como museólogo do Museu Lasar Segall e do Museu da Casa Brasileira. Também foi professor do Curso Técnico em Museologia do Centro Paula Souza - ETEC Pq. da Juventude. Ministrou diversas oficinas de capacitação através do IBRAM/MTur e SISEM/SP. Tem experiência na área com ênfase na Docência, Planejamento e Gestão, Documentação e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: plano museológico, implantação, gestão e organização de museus; organização e sistematização de informações de acervo.
16h - 16h10 | Intervalo
16h10 - 17h30
Mesa 4 – Desafios comuns, soluções em rede: os museus podem fazer melhor juntos?
Mediação: Luiz Mizukami (SISEM-SP)
Larissa Rizzatti (Casa da Memória, Araras - SP)
Feminista e militante da cultura, é graduada em História pela Unicamp, possui mestrado nas Ciências Sociais (Unesp) no qual estudou políticas públicas de museus no estado de São Paulo. Possui experiência na área da educação e da cultura. Trabalha com museus desde 2009, com projetos e ações na área de pesquisa, curadoria, documentação, conservação e educativo dos museus. Foi Representante Regional de Museus junto ao SISEM-SP. É coordenadora do educativo da Casa da Memória de Araras.
Thais de Freitas (Museu Municipal, São José do Rio Preto - SP)
Nascida em São José Rio Preto- SP, em 1963, gradou-se em Artes Plásticas (ECA/USP – 1987. Vem mostrando trabalhos em exposições/ eventos individuais e coletivos desde 1988. Atualmente desenvolve o Projeto Comprovante de Registro de Ponto no Instagram, e que é replicado no facebook. Além dos projetos e pesquisas pessoais de arte, ministrou aulas em estúdio próprio, em escolas e projeto social. É servidora pública no Museu Municipal de São José do Rio Preto (Professora de Artes), e atua como Representante Regional do Sistema Estadual de Museus -SP /SISEM-SP, para a Região de São José do Rio Preto. A formação na área de museus se deu por meio dos cursos e oficinas oferecidos e possibilitados pelo Sisem-SP.
Marcela Rezek (Museu do Café, Santos - SP)
17h30
Fala de encerramento
Davidson Kaseker (SISEM-SP)
Compartilhe