Exposições e eventos

Informações
21 de fevereiro de 2021Das 11h às 19h
Gratuito
Sem inscrição
Presencial
+ItáliaEm comemoração ao Dia do Imigrante Italiano será promovida uma jornada de encontros online sobre a cultura italiana no canal do YouTube do Museu da Imigração.
11h | Abertura do Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa
11h30 | A cozinha de herança italiana e o território à mesa
O encontro será dividido em duas partes. Na primeira delas, a jornalista e pesquisadora da USP, Silvana Azevedo, irá percorrer as memórias da imigração italiana dentro do contexto culinário e falará da formação de uma cozinha marcada pelo hibridismo. Na sequência, o delegado da Accademia Italiana della Cucina, Gerardo Landulfo, irá ressaltar a força da cozinha regional italiana da atualidade, destacando alguns pratos ícones das regiões e o valor dos ingredientes.
12h30 | Receita - com Antonio Maiolica, chef nascido em Salerno, no sul da Itália.
Spaghetti alla puttanesca. Vídeo realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.
14h | História da Migração Italiana para o Brasil - com o pesquisador do Museu da Imigração, Henrique Trindade, e o jornalista italiano radicado no Brasil, Oliviero Pluviano.
15h | As línguas dos imigrantes italianos no Brasil - com Karine Marielly e Rosangela Fornasier.
O objetivo da conversa será apresentar brevemente o mosaico linguístico que foi trazido para o Brasil durante o período da migração italiana que, para efeitos didáticos, será dividido em três períodos: a) 1870 a 1930; b) 1930 a 1945 e c) 1945 a 1960. Depois dessa explanação, as palestrantes falarão sobre as influências que esse mosaico exerceu na língua portuguesa do Brasil, sobretudo em localidades do Paraná e de São Paulo.
17h | Palestra "Paulistalianos. Dois momentos da presença artística italiana em São Paulo" - com Prof. Luciano Migliaccio - Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP).
A palestra apresentará dois momentos históricos nos quais a contribuição da cultura artística italiana em São Paulo foi decisiva no desenvolvimento das relações entre Itália e Brasil. No primeiro, será ilustrado o aporte dos artistas italianos às transformações urbanas acontecidas na metrópole entre 1890 e 1930. No segundo, o papel dos artistas e intelectuais italianos no projeto do primeiro MASP. Em ambos os casos, serão evidenciados os antecedentes e as consequências nos dois países.
18h | Bate-papo sobre documentário “Vidas (in)visíveis, um arsenal de esperança”
A conversa reunirá a diretora da produção, Erica Bernardini, o missionário do SERMIG - Arsenal da Esperança, padre Simone Bernardi e o pesquisador do Museu da Imigração, Henrique Trindade. Assista ao documentário antes do encontro. Utilize o cupom IMIGRACAO no site belasartesalacarte.com.br e ganhe um mês de assinatura gratuita.
Apoio - Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam)
Compartilhe