Exposições e eventos
Informações
20 de fevereiro de 202415h às 16h30
Gratuito
Sem Inscrição
Presencial
Palestra Gratuita | Patrimônios do Migrar: Como musealizar a imigração?Palestra Presencial e Gratuita
No dia 20 de fevereiro a pesquisadora Andréa Delaplace ministrará uma palestra seguida de um debate com o público onde serão apresentados três estudos de caso de museus de imigração (Ellis Island Museum em Nova Iorque, Musée national de l’histoire de l’immigration em Paris e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo), promovendo uma reflexão sobre como musealizar a imigração.
As representações do passado e do patrimônio cultural - material e imaterial - são essenciais para o desenvolvimento da identidade nacional ou regional. Assim, instituições memoriais como museus de imigração desempenham um papel importante na construção identitária de um país e/ou cidade.
A transformação de antigas instalações que acolheram imigrantes - como Ellis Island em Nova York ou o Museu da Imigração em São Paulo - em locais memoriais (conceito de lugar de memória desenvolvido por Pierre Nora) são cruciais nestes processos de patrimonialização da imigração. Graças a esta patrimonialização das memórias de imigrantes, é criado um novo discurso sobre imigração e identidade: muitas vezes memórias esquecidas - um esquecimento voluntário muitas vezes - encontram seu lugar nos museus e criam um novo sentido coletivo para estas narrativas pessoais.
No entanto, a criação de um museu para a história da imigração continua a ser um desafio na paisagem internacional dos museus. Assim, surgem várias questões: O que é patrimônio da imigração? Como expor a imigração? As tentativas de representar imigrantes refletem um paradigma nacional?
Aos interessados no assunto, no domingo, dia 25 de fevereiro, a professora Andréa promoverá um workshop com a temática "Patrimônios do Migrar: Como musealizar histórias e memórias de imigrantes?", a fim de aprofundar as discussões. A participação no workshop exige inscrição prévia e uma contribuição no valor de R$20,00. Inscreve-se aqui.
PALESTRANTE
Andréa Delaplace é historiadora da arte - com especialização em museologia - e antropóloga. É doutora pela ED 441 História da Arte, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, sob a orientação do Professor Dominique Poulot. Apresentou a sua dissertação de mestrado sobre a Cité nationale de l'histoire de l'immigration na EHESS na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris.
+ Informação
Data: Terça, 20/02 das 15h às 16h30
Local: Auditório do Museu da Imigração
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca
A participação na palestra é gratuita.
Para os participantes da palestra a entrada do Museu será gratuita, basta identificar o seu interesse na bilheteria.
Haverá emissão de certificado de participação.
Vagas limitadas.
Compartilhe