Exposições e eventos
Informações
23 de março de 202411h
R$ 140,00
Link na descrição
Presencial
Programação Especial | Dia Nacional da Comunidade ÁrabeAtividade Presencial | COMPRE AQUI O SEU INGRESSO
Promovendo o Dia Nacional da Comunidade Árabe, comemorado no dia 25 de março, o Museu da Imigração preparou uma programação especial que celebra a cultura e o legado dessa comunidade e seus descendentes.
11h às 12h30: Experiência gastronômica com a chef Salsabil. O menu degustativo contará com entrada, prato principal e sobremesa, e será acompanhado de conversa com a chef sobre culturas alimentares árabes.
Nascida na Síria, a chef Salsabil Matouk se mudou ainda pequena para a Arábia Saudita com a família. Aos 17 anos foi estudar na Jordânia, onde começou a vender comidas para complementar o orçamento e ajudar a família. Está no Brasil desde 2015, e se dedica a difusão da gastronomia árabe na sociedade paulistana, enriquecendo a diversidade cultural no Brasil através da "Cozinha de Salsabil".
12h30 às 13h20: Conversa com Diogo Bercito – O jornalista e historiador falará sobre a imprensa árabe no Brasil, dando destaque para o item mais raro que temos no acervo do Museu da Imigração, o jornal Al-Afkar.
Diogo Bercito é jornalista e escritor. Foi correspondente da Folha de S.Paulo em Jerusalém e Madri. É mestre em estudos árabes pela Universidade Autônoma de Madri e pela Universidade Georgetown, onde atualmente cursa doutorado na mesma área. Escreveu o roteiro da graphic novel Rasga-Mortalhas (Zarabatana), indicada ao Jabuti em 2017.
13h20 às 14h30: Visita temática – Imigração Sírio-Libanesa no Brasil: história e pesquisa de registros de imigrantes.
A visita especial será guiada por Henrique Trindade, historiador, Coordenador de Formação e do Educativo do Museu da Imigração. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em História e Genealogia (ASBRAP) e autor do e-book sobre dicas de pesquisa no Acervo do Museu da Imigração.
14h40 às 16h: Visita à Reserva Técnica do MI / Conversa com Iara Jamra e Ede Abu-Jamra.
A atividade contará com uma visita a sala da reserva técnica, para conhecer de perto os raros jornais Al-Afkar, Azzikra e a revista Al-Urubat. Depois teremos uma conversa com Iara Jamra, atriz do teatro e televisão, e Ede Abu-Jamra, professora e pedagoga, netas de Said Abu-Jamra, o fundador do Al-Afkar. Ambas são doadoras de acervo do Museu e compartilharão com o público as memórias e legado da família Abu-Jamra.
+ informações:
Datas: Sábado, 23 de março de 2024
Horário: A partir das 11h
Local: Foyer, Auditório, Reserva Técnica e Exposições do Museu da Imigração
Ingressos: COMPRE AQUI (vagas limitadas)
Compartilhe