Exposições e eventos
Informações
24 de agosto de 2024A partir das 12h
Sábado gratuito
Presencial
Programação especial | TerritóriosProgramação presencial | Entrada gratuita
O projeto Territórios surge do desejo do núcleo Educativo do Museu da Imigração de criar uma rede de conexão que integre agentes sociais e culturais, possibilitando o pertencimento à cidade, juntamente com questões indenitárias pensadas não somente para a população migrante, mas com esta. No dia 24 de agosto, o MI realiza uma edição do Territórios com o objetivo de explorar e valorizar as experiências e expressões culturais de populações migrantes, contando com palestra e apresentações musicais.
PROGRAMAÇÃO
12h | Palestra - A migração africana contada através da arte: a música do oeste africano
A palestra tem por objetivo apresentar alguns traços da migração africana contemporânea para o Brasil, em especial para a cidade de São Paulo, através da trajetória de dois artistas guineenses que residem no país. Durante a conversa o público será convidado a repensar as formas de representação da migração africana através desses relatos pessoais de modo a reconstruir imagens sobre os migrantes e a diversidade cultural. Ainda na apresentação, será feito um breve contexto sobre a importância da migração africana ocupar espaços de memória como o Museu da Imigração.
Palestrante | Caio da Silveira Fernandes
Pesquisador no campo das migrações, com grupos de pesquisa no Brasil e no exterior e atuante em diversos coletivos e projetos voltados à promoção dos direitos dos migrantes na cidade de São Paulo. Recentemente foi coordenador do projeto “Espaços invisíveis da Cidadania”, realizado em parceria com o MECILA e que culminou na exposição “Pertencimentos Transnacionais: movimentos e ritmos na música africana” em cartaz no Museu da Imigração.
Palestrante | Aboubacar Sidibé
Guineense, é bailarino, percussionista e professor de danças, participou de diversos festivais na capital guineana. Atualmente, ministra aulas de dança no Centro de Estudos e Cultura da Guiné, com domínio em coreografias de cerca de 20 ritmos guineanos, quais já apresentou e lecionou em numerosos eventos em todo o Brasil. Em 2019, Aboubacar atuou como protagonista do documentário "Liberdade" rodado no centro cultural que dirige. O filme participou de numerosos festivais em todo o país e no exterior. Em agosto de 2020 lançou seu primeiro disco Youlassama, disponível em todas as plataformas e nesse mesmo ano foi reconhecido como Diplomata da Guiné no Brasil.
Palestrante | Aicha Traoré
Renomada bailarina guineense, formada pelo Ballet Merveilles da Guiné, com mais de 20 anos de experiência em dança. Sua trajetória artística a levou ao Brasil em 2016, onde foi acolhida pelo Centro de Estudos da Cultura da Guiné e se tornou membro do grupo Fareta Sidibé. Além de suas contribuições para a cena cultural brasileira, Aicha participou do premiado curta-metragem “Liberdade”, que aborda questões pertinentes sobre o apagamento das histórias de migrações nesse bairro paulistano.
13h | Apresentação artística: Grupo do Centro Cultural de Guiné
O show consiste em uma apresentação de ritmos e danças tradicionais da África Ocidental, como: Sofa, Kakilambe, Sinte, entre outros. No espetáculo, os artistas combinam sons de instrumentos tradicionais como Djembê, DumDum, Kenkeni e Sangban, marcando os movimentos feitos através de danças de diferentes regiões do continente. No final da exibição há uma parte interativa de dança com os presentes, com o objetivo de introduzir o público à vivência da música africana.
14h | DJ Cecyza
Integrando o coletivo Sarau das Américas, o set da DJ Cecyza (@djcecyza) para embalar a tarde de sábado no museu, reforçando o lugar de encontro com uma vasta planície à beira dessa infinita estrada que chamam migração: território fértil das artes que transitam por esta cidade, local de novas raízes, e sítio dos frutos de nossa nova identidade.
15h | Apresentação Artística: Sarau das Américas
O Sarau das Américas propõe um encontro para mostrar as várias facetas artísticas de imigrantes residentes na cidade de São Paulo, por meio de distintas culturas representadas. Histórias, canções e imagens de outras latitudes, contadas e cantadas nessa nova língua multicultural que nos abraça: el portuñol.
Em comemoração aos 8 anos do Sarau das Américas, O sarau será apresentado pela atriz cubana Lilibell Torrejon (@lilibelltorrejon), com apresentações de Isa Dorda (@isadosky) multiartista e cantora Macarena (@_m.a.c.a.r.e.n.a_) , e a rapper Pitoniza(@pitonize).
+ Informações:
Data: Sábado, 24 de agosto
Horário: A partir das 12h (bilheteria até as 17h)
Local: Museu da Imigração
Ingressos: Entrada gratuita | Retirada de ingressos na bilheteria do museu
O local está sujeito à lotação.
A programação pode sofrer alterações.
Não é permitida a entrada de animais no evento.
Compartilhe