Exposições e eventos

Informações
21 de setembro de 2022 até 1 de outubro de 202210h às 17h
Entrada do Museu | R$10 (inteira) ou R$5 (meia)
Sem inscrição
Presencial
Vídeo em 360° - Operação AcolhidaPresencial | Óculos de Realidade Virtual - Operação Acolhida em Pacaraima, Roraima
A jornada de quem deixa o lugar de origem em busca de proteção internacional em outro país, tornando-se refugiada, muitas vezes é de difícil visualização por quem está distante dessa realidade. Na pequena cidade de Pacaraima e na capital do Roraima, Boa Vista, a chegada de pessoas venezuelanas nessa condição tem se tornado parte do cotidiano desde o ano de 2017, quando a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) iniciou suas ações humanitárias no estado.
A venezuelana Glenda Aguilera e seus dois filhos receberam os serviços prestados pela “Operação Acolhida” - uma grande força-tarefa humanitária executada e coordenada pelo Governo Federal em 2018, com o apoio do ACNUR, de outras agências da ONU e de entidades da sociedade civil. A ação trabalha para garantir abrigamento, registro, alimentação, atendimentos de saúde, capacitação profissional e partida para um novo destino, a chamada interiorização de pessoas venezuelanas que já movimentou cerca de 83 mil pessoas para mais de 870 cidades brasileiras (agosto/2022).
O vídeo de realidade virtual lançado pelo ACNUR, em parceria com o Museu da Imigração, de quatro minutos de duração, apresenta o processo de chegada e acolhimento à nova sociedade, sendo um retrato fidedigno da vida de quem está vivendo nos abrigos de Boa Vista em busca de oportunidades de reinserção laboral e da tão almejada autossuficiência pela população refugiada.
Compartilhe