O que você procura?

AVISO IMPORTANTE

A exposição de longa duração do MI estará temporariamente fechada para uma grande reformulação a partir de dezembro de 2024.

Inaugurada em 2014, a “Migrar: experiencias, memórias e identidades” passará por uma atualização de conteúdos, abordagens, expografias e recursos tecnológicos. Para que essa renovação seja possível, o público não terá acesso a essa exposição principal entre 2 de dezembro de 2024 e maio de 2025. A fim de enriquecer a experiência dos visitantes, esse período conta com a maior exposição temporária já realizada pelo Museu da Imigração. A “Mova-se! Clima e deslocamentos” aborda como o aquecimento global e os desastres ambientais impactam os processos migratórios, proporcionando uma profunda imersão ao tema por meio instalações, dados, objetos, depoimentos, recursos visuais e informações científicas.

O Museu permanece aberto para visitação espontânea e agendamento de grupos para as mostras temporárias em cartaz, programação cultural e educativa, acesso ao jardim, cafeteria, passeios de Maria-fumaça e Retratos de Época. Confira a agenda de eventos e destaques da instituição: https://museudaimigracao.org.br/eventos

________

A exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades” tem como objetivo apresentar aos visitantes os trabalhos de preservação e pesquisa realizados pelo Museu da Imigração a respeito de seu tema central.

Em oito módulos, aborda o processo migratório como um fenômeno permanente na história da humanidade, perpassando contextos mais específicos, como a grande imigração ocorrida nos séculos 19 e 20, as políticas voltadas ao tema, o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes do Brás e as contribuições desse processo para a formação do estado e da cidade de São Paulo.

No entanto, a história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado e por isso a exposição fomenta o diálogo com o momento contemporâneo e as novas levas populacionais que rompem fronteiras diariamente.

A partir dessa proposta, o Museu da Imigração pretende não só proporcionar aos visitantes a oportunidade de conhecer trajetórias de migrantes nacionais e estrangeiros, mas também aproximá-las de suas próprias experiências, fomentar diálogos e contribuir para a cultura do respeito às diversidades.

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar