Mais do que ter a liberdade para migrar, todos nós temos o direito de fazê-lo. Este entendimento foi o ponto de partida para a concepção dessa temporária do Museu da Imigração.

A exposição é o resultado de dois projetos de História Oral desenvolvidos pelo Museu da Imigração: “Conselheiros extraordinários imigrantes nos conselhos participativos municipais” e “Mulheres em movimento: migração e mobilização feminina no estado de São Paulo”. Apoiado nas experiências e materiais adquiridos nesses dois trabalhos, foi possível reunir um acervo de imagens, vídeos e áudios que serão apresentados ao público. Por meio da exibição de registros captados em manifestações e mobilizações sociopolíticas protagonizadas por imigrantes, a exposição busca oferecer ao visitante um momento de questionamento a respeito dos direitos humanos ligados a este grupo da sociedade.

A intenção foi mostrar que certos direitos migram junto com essas pessoas e que são inerentes a sua existência, independente de seus lugares de origem e destino. A mostra destacou, em um primeiro momento, as barreiras que essas pessoas precisam enfrentar, tanto do ponto de vista mais prático e legislativo, como também da perspectiva simbólica e cultural. Em seguida, foram apresentados ainda alguns movimentos de mobilização que procuram garantir os direitos e espaços conquistados por estes grupos.