O Museu da Imigração está desenvolvendo uma nova exposição de longa duração. Em cartaz desde 2014, a atual mostra "Migrar: experiências, memórias e identidades" terá a maior parte das salas reformulada, dando lugar a recursos que apresentarão ao público possibilidades inéditas de estabelecer conexões dentro do tema. A ideia é tornar ainda mais próxima as diferentes trajetórias que compõem a história do deslocamento humano, além de iluminar temas e discussões presentes na atualidade.

Em 2022, um longo processo de consulta e escuta, idealizado pela equipe do MI, foi realizado com diversos grupos sociais. Participaram desses encontros migrantes internacionais, pesquisadores, visitantes, ativistas e profissionais de museus, que enriqueceram o projeto com suas propostas, vivências e conhecimentos.

A instalação Migrar: inquietações, perguntas e possibilidades é um convite. As perguntas colocadas neste espaço surgiram da interação com os grupos sociais escutados e da inquietação gerada pelas discussões. Presentes em muitas das ações do Museu, tais questões são uma mostra de que uma história única sobre os deslocamentos humanos nunca foi possível e que falar sobre migração é também uma possibilidade de voltar os olhos para dentro, reconhecendo-se nas múltiplas camadas e experiências que esse processo carrega.

Os elementos que compõem a instalação, por sua vez, servem menos para dar respostas e mais para ajudar a conduzir às perguntas. Um ponto de partida para começar uma reflexão sobre determinados aspectos das migrações. Certamente, um lugar de chegada para encontrar novas ausências e percursos que faltaram ser considerados. A materialidade dessas peças não deve trazer explicações pacificadoras. Pelo contrário, deve reposicionar a busca por outras conclusões e possibilidades.

E você? Qual história das migrações contaria?