Com o propósito de estimular a produção cultural, compreendendo que a arte pode ser uma expressão privilegiada para problematizar e tornar sensíveis conceitos importantes para o entendimento das migrações, como identidade, experiência, representação e direitos humanos, o Museu da Imigração lançou o programa que seleciona, por meio de edital, artistas individuais ou coletivos de artistas migrantes e refugiados, para realizarem uma imersão nas atividades e rotinas da instituição, visando o desenvolvimento de projeto de artes visuais de diversas linguagens.

Na segunda edição do Programa, o artista selecionado, Paulo Chavonga, criou grandes telas relacionadas ao tema proposto “As migrações e os tijolos do racismo estrutural no Brasil”, dando continuidade às discussões sobre o racismo a partir da intersecção com a história da Hospedaria de Imigrantes do Brás. As obras ficarão em cartaz no MI até fevereiro de 2022.