O que você procura?

Por meio de uma iniciativa conjunta inédita, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o jornal Folha de São Paulo e o Museu da Imigração lançarão a exposição fotográfica “Quem conta essa história: refugiados jornalistas ou jornalistas refugiados?”.

Composta por fotos, textos e recursos audiovisuais produzidos pela Folha e pelo ACNUR, a exposição relata os motivos do deslocamento forçado, a trajetória e o processo de integração de quatro jornalistas. Conforme contam os repórteres da Folha de S.Paulo, Carlos, Claudine, Kamil e Victorios tiveram que deixar respectivamente a Venezuela, República Democrática do Congo, Síria e Turquia em busca de proteção internacional no Brasil.

A exposição integra ainda as celebrações em torno de dois marcos temporais relevantes: os 70 anos do ACNUR (completos no dia 14 de dezembro de 2020) e os 100 anos da Folha de S.Paulo (a ser concretizado no dia 14 de fevereiro de 2021).

Créditos: ©️ACNUR/Shawn Baldwin, 2014; ©️Ritzau Scanpix, 2020; ©️ACNUR/Rocco Nuri, 2020; ©️ACNUR/Roger Arnold, 2017.